Categories: São Sebastião

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas desde a noite de sexta-feira (4). De acordo com a Defesa Civil, o volume acumulado já ultrapassa os 100 milímetros nas últimas 72 horas, elevando o risco de deslizamentos e alagamentos em áreas vulneráveis do município.

Na serra entre Maresias e Boiçucanga, no km 159 da Rodovia SP-55, uma árvore de grande porte caiu e bloqueou totalmente a pista. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Defesa Civil foram acionados, e o tráfego foi liberado por volta das 22h. Também foram registradas quedas de árvores em outros pontos da cidade, como nos bairros de Boiçucanga e Cambury.

Na manhã deste sábado (5), equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) realizam ações de rescaldo em diversos pontos da cidade, incluindo a limpeza das praias de Barra do Una e Maresias, onde galhos e resíduos foram trazidos pela maré alta.

Além disso, diversos bairros sofreram interrupções no fornecimento de energia elétrica, com demandas encaminhadas à concessionária EDP. No Varadouro, há registros de pontos sem energia; Baleia Verde e Barra do Una ficaram totalmente sem fornecimento. Em Juquehy, a interrupção se estende a partir da entrada do bairro. Já no Arrastão, o problema foi causado por uma base de fusível queimada ao lado de um hotel.

A cidade também enfrenta interrupções no abastecimento de água. A Sabesp realiza, neste sábado (5), manutenção emergencial em uma adutora danificada pelas chuvas. O sistema abastece a região da Costa Norte e o Centro da cidade. Os bairros afetados incluem Morro do Abrigo, Vila Amélia, Centro, Praia do Areião, Itatinga, Topolândia, Varadouro, Praia Preta, Enseada, Porto Grande e adjacências. A previsão é de que o fornecimento seja normalizado ainda neste sábado.

A Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco e o volume de chuvas nos pluviômetros distribuídos pela cidade. As secretarias da Educação (Seduc), Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) e o Fundo Social de Solidariedade estão organizando ações de apoio humanitário e, caso necessário, abrigamento de famílias afetadas.

Em caso de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo número 199. Outros contatos importantes incluem o Corpo de Bombeiros (193), Polícia Municipal (153), Polícia Militar (190) e o SAMU (192).

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Recadastramento obrigatório do IPMU vai até 30 de setembro

O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) realiza o Recadastramento Anual obrigatório para aposentados…

11 horas ago

Ubatuba: Vestibulinho da Etec 2026 tem vagas para Administração e Gastronomia

A Escola Técnica Estadual (Etec) Paula Souza caraguatatuba– Classe Descentralizada de Ubatuba, que funciona na…

12 horas ago

Moradores da região Norte podem opinar no Orçamento de Caraguatatuba para 2026 na próxima quinta-feira

Moradores da região Norte têm a oportunidade de participar da terceira e última audiência pública…

12 horas ago

Polícia prende dois suspeitos após moradores reclamarem de falta de segurança no Golfinho em Caraguatatuba

Na tarde deste sábado (13), durante operação saturação no bairro Golfinho, visando coibir roubos, furtos…

1 dia ago