Categories: São Sebastião

Chuvas colocam São Sebastião em estado de atenção

As chuvas constantes que caem desde o início desta semana fizeram a Defesa Civil de São Sebastião colocar o município em estado de atenção. Em alguns bairros da Costa Sul os pluviômetros ultrapassaram a marca de 100 milímetros em menos de 72 horas, o que equivale a 100 litros de água por metro quadrado. Aliado à chuva, o frio derrubou as temperaturas e fez a Prefeitura abrir o abrigo para receber a população em situação de vulnerabilidade.

Durante toda essa quarta-feira (2/7), agentes da Defesa Civil estiveram em bairros onde ocorreram quedas de árvores. Foram sete no total, sendo três em via pública, duas sobre residências e mais duas sobre a rede elétrica. Não houve feridos ou necessidade de remoção de moradores.

Por volta das 17h30 foi emitido SMS alertado sobre o risco moderado para deslizamentos de terra. A orientação é para que moradores de áreas de risco busquem locais seguros até o próximo alerta.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado em 24 horas foi superior a 71 mm no município e previsão meteorológica indica continuidade das chuvas.

A Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco e o volume de chuvas nos pluviômetros distribuídos pela cidade.

 

Abrigo

Diante da queda acentuada de temperatura, o abrigo de acolhimento à população em situação de rua foi aberto na terça-feira, quando recebeu 16 pessoas para dormir, e permanece assim, na noite desta quarta-feira.

A ação é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), com a participação ativa da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), por meio da Polícia Municipal e da Defesa Civil, da Secretaria de Saúde (Sesau), do Fundo Social e de representantes da sociedade civil, como a Paróquia São Sebastião, através do padre Alessandro Coelho, e a Cáritas.

 

#PraTodosVerem: As primeiras imagens mostram uma rua em área urbana inclinada, com chão molhado e barro, onde agentes da Defesa Civil trabalham na retirada de uma árvore caída que bloqueava a via. Há galhos, troncos serrados e lama espalhados pela rua, além de moradores observando a cena ao fundo. A terceira imagem mostra um abrigo interno, com paredes claras, onde pessoas estão deitadas em colchões no chão, cobertas com cobertores; um voluntário conversa com um dos acolhidos e uma mulher observa de pé. Em ambiente externo noturno, um homem com mochila azul e roupa de frio recebe potes com alimentos de um voluntário em uma mesa, ao lado de uma imagem de santo decorada. Fim da descrição.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ubatuba formaliza entrega de 130 matrículas à Colônia de Pescadores

Pela primeira vez em 388 anos de história, as famílias da Colônia dos Pescadores, reconhecida…

8 horas ago

FGV divulga nova classificação após resultado da 2ª avaliação de títulos do magistério do Concurso de 2023 de Caraguatatuba

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou o resultado definitivo da avaliação de títulos complementar e…

9 horas ago

11º Black Belt Challenger Pro Surf une jiu-jiteiros surfistas em Maresias neste sábado

Normalmente, a ‘praia’ dos lutadores de jiu-jitsu são os tatames, porém, no 11º Black Belt…

9 horas ago

Associação de Voo Livre adota medidas após ocorrências do fim de semana no Mirante de Santo Antônio

O presidente da Associação de Voo Livre Caiçara de Caraguatatuba, Samuel Monteiro, afirmou, em entrevista…

11 horas ago

Governo Municipal altera cronograma de entrega de medicamentos de alto custo nas UBS

Houve alteração nas datas de entrega dos processos de medicamentos de alto custo nas Unidades…

1 dia ago

Ação integrada entre cidades resulta na prisão de dupla por estelionato com apoio do SmartSãoSeba

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Polícia Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança…

1 dia ago