Circuito Paulista de Surf Colegial estreia em Santos como nova vitrine do surfe de base no estado

O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, apresenta: Circuito Paulista de Surf Colegial. A nova vitrine do surfe de base no estado acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Quebra-Mar, em Santos, e abre caminho para definição dos campeões paulistas e da equipe que representará São Paulo no Brasileiro de 2026.

O surfe paulista dá um passo decisivo na valorização e projeção de seus talentos de base com a chegada do Circuito Paulista de Surf Colegial 2025, uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, em parceria com a ASEL – Associação Socioeducativa de Esporte e Lazer e homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo.

A etapa de estreia marca o início de uma nova plataforma de formação e revelação de jovens promessas no estado, sendo homologada pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf), que também contribui com ações de valorização esportiva e contrapartidas em campeonatos oficiais. O circuito é exclusivo para surfistas paulistas de 12 a 18 anos, regularmente matriculados em instituições de ensino – incluindo modalidade EAD reconhecida pelo MEC – e filiados às Associações Municipais de Surf.

“Este é um projeto que nasce com a missão de democratizar o acesso ao surfe de alto rendimento e revelar novos talentos. A escola agora passa a ser também um espaço estratégico para o crescimento do esporte”, destaca Zé Paulo, presidente da SPSurf.

Atleta Manu Medeiros – Praia dos Pescadores Itanhaém-SP- Foto Erik

Em Santos, as disputas serão nas categorias Sub-16 e Sub-18, masculino e feminino, com troféus para os finalistas. O circuito ainda prevê provas nas categorias Sub12 e Sub14, e ao final da temporada, serão conhecidos os campeões paulistas de cada faixa etária e formada a equipe que representará São Paulo no Campeonato Brasileiro de 2026.

Entre os nomes confirmados estão Isabel Meyer (Sub-12 feminino), Carol Bastides (Sub-14, Sub-16 e Sub-18 feminino), Theo Baladi (Sub-12 masculino), Vini Palma (Sub-14 e Sub-18 masculino) e Kailani Renno (Sub-16 masculino), todos integrantes da equipe campeã paulista por equipes em 2025.

“Receber esse evento em Santos é motivo de orgulho. Nosso trabalho à frente da ASEL é justamente promover a inclusão por meio do esporte, e o surfe tem um papel inspirador nesse processo. O circuito vem para transformar vidas e dar novas perspectivas a esses jovens”, afirma Mad William, responsável pela organização do evento.

Além da disputa pelos títulos, os campeões de cada categoria também terão acesso, por meio da SPSurf, a vagas no Olas Pro Tour Europa, com hospedagem e alimentação garantidas em clubes parceiros de Portugal – Viana do Castelo, Nazaré e Ericeira, integrantes da Rede Mundial de Cidades de Surfe (WSCN). As passagens aéreas são de responsabilidade dos atletas.

Outro destaque é o Manga Wax Best Performance, também promovido pela SPSurf, que premiará o surfista – masculino e feminino – com a maior média técnica de cada etapa, valorizando o desempenho e incentivando a evolução técnica dos competidores.

O circuito ainda contará com iniciativas de educação ambiental, conduzidas pelo departamento de Meio Ambiente da SPSurf em parceria com instituições locais, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ecológica.

O Circuito Paulista de Surf Colegial 2025 é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, em parceria com a ASEL, com homologação da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) e apoio da Secretaria de Esporte de Santos.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Incêndio de veículo em túnel causa interdição de 2 horas na Serra Nova da Tamoios

Um incêndio no túnel 1 da Serra Nova da Tamoios provocou uma interdição por cerca…

12 horas ago

Homem é preso com porções de cocaína após tentar fugir da Guarda Civil de Caraguatatuba

Um homem foi preso após ser encontrado com porções de cocaína e tentar fugir da…

13 horas ago

DER-SP ativa 40 novos radares em rodovias estaduais a partir de terça-feira (9)

Objetivo é reduzir acidentes e reforçar a segurança nas estradas com fiscalização eletrônica em pontos…

17 horas ago

DER-SP interdita trecho da Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125), em Ubatuba, para manutenção

Bloqueio total entre 11h e 15h, nos dias 9, 10, 16 e 17 de setembro…

19 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela alerta para ventos fortes de 60 km/h na segunda-feira (8) e de até 90 km/h na terça-feira (9)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil Municipal, alerta para a previsão de…

19 horas ago

São Sebastião celebra 203 anos da Independência do Brasil

A Prefeitura de São Sebastião realizou, neste domingo (7/9), a celebração dos 203 anos da…

20 horas ago