Circuito Paulista de Surf Colegial estreia em Santos como nova vitrine do surfe de base no estado

O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, apresenta: Circuito Paulista de Surf Colegial. A nova vitrine do surfe de base no estado acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Quebra-Mar, em Santos, e abre caminho para definição dos campeões paulistas e da equipe que representará São Paulo no Brasileiro de 2026.

O surfe paulista dá um passo decisivo na valorização e projeção de seus talentos de base com a chegada do Circuito Paulista de Surf Colegial 2025, uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, em parceria com a ASEL – Associação Socioeducativa de Esporte e Lazer e homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo.

A etapa de estreia marca o início de uma nova plataforma de formação e revelação de jovens promessas no estado, sendo homologada pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf), que também contribui com ações de valorização esportiva e contrapartidas em campeonatos oficiais. O circuito é exclusivo para surfistas paulistas de 12 a 18 anos, regularmente matriculados em instituições de ensino – incluindo modalidade EAD reconhecida pelo MEC – e filiados às Associações Municipais de Surf.

“Este é um projeto que nasce com a missão de democratizar o acesso ao surfe de alto rendimento e revelar novos talentos. A escola agora passa a ser também um espaço estratégico para o crescimento do esporte”, destaca Zé Paulo, presidente da SPSurf.

Atleta Manu Medeiros – Praia dos Pescadores Itanhaém-SP- Foto Erik

Em Santos, as disputas serão nas categorias Sub-16 e Sub-18, masculino e feminino, com troféus para os finalistas. O circuito ainda prevê provas nas categorias Sub12 e Sub14, e ao final da temporada, serão conhecidos os campeões paulistas de cada faixa etária e formada a equipe que representará São Paulo no Campeonato Brasileiro de 2026.

Entre os nomes confirmados estão Isabel Meyer (Sub-12 feminino), Carol Bastides (Sub-14, Sub-16 e Sub-18 feminino), Theo Baladi (Sub-12 masculino), Vini Palma (Sub-14 e Sub-18 masculino) e Kailani Renno (Sub-16 masculino), todos integrantes da equipe campeã paulista por equipes em 2025.

“Receber esse evento em Santos é motivo de orgulho. Nosso trabalho à frente da ASEL é justamente promover a inclusão por meio do esporte, e o surfe tem um papel inspirador nesse processo. O circuito vem para transformar vidas e dar novas perspectivas a esses jovens”, afirma Mad William, responsável pela organização do evento.

Além da disputa pelos títulos, os campeões de cada categoria também terão acesso, por meio da SPSurf, a vagas no Olas Pro Tour Europa, com hospedagem e alimentação garantidas em clubes parceiros de Portugal – Viana do Castelo, Nazaré e Ericeira, integrantes da Rede Mundial de Cidades de Surfe (WSCN). As passagens aéreas são de responsabilidade dos atletas.

Outro destaque é o Manga Wax Best Performance, também promovido pela SPSurf, que premiará o surfista – masculino e feminino – com a maior média técnica de cada etapa, valorizando o desempenho e incentivando a evolução técnica dos competidores.

O circuito ainda contará com iniciativas de educação ambiental, conduzidas pelo departamento de Meio Ambiente da SPSurf em parceria com instituições locais, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ecológica.

O Circuito Paulista de Surf Colegial 2025 é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, em parceria com a ASEL, com homologação da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) e apoio da Secretaria de Esporte de Santos.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Comitiva de São Sebastião vai a Brasília e discute destino do Porto

Uma comitiva formada pelo prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, empresários e trabalhadores portuários estiveram…

59 minutos ago

Em Ilhabela, muro de obra desaba sobre trabalhador que tem fratura exposta nas duas pernas

Um muro de cerca de três metros de altura desabou sobre as pernas de um…

1 hora ago

Motorista morre e outras duas pessoas ficam feridas após acidente na SP-55 no trecho de Caraguatatuba

Um grave acidente foi registrado na manhã desta segunda-feira (21/7), deixando uma vítima fatal e…

10 horas ago

Golpe do falso troco: entenda golpe em que criminosos simulam confusão para enganar atendente e pegar dinheiro

Vídeo mostra exemplo do golpe sendo aplicado em um estabelecimento na região Sul de Caraguatatuba.…

12 horas ago

Túneis da Tamoios serão fechados para manutenção noturna

Nessa semana, os fechamentos noturnos de manutenção dos túneis vão acontecer na Serra Nova e…

13 horas ago

Prefeitura abre inscrições para concessão de estandes e espaços no Festival da Cultura Japonesa – São Sebastião Matsuri 2025

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), abriu inscrições para…

14 horas ago