Categories: DestaquesGeralSaúde

Com baixa adesão, campanha contra Paralisia Infantil é prorrogada até 30 de setembro em Caraguatatuba

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que tem como foco a prevenção contra paralisia infantil, foi prorrogada até o dia 30 setembro, em mais uma tentativa de imunizar crianças até os cinco anos de idade.

A preocupação da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba é que o município atingiu apenas 36% de imunização. Em nível nacional, 34% do público alvo foram vacinados. O Brasil continua com a meta de imunizar 95% de um total de 14,3 milhões de crianças.

Segundo o documento técnico enviado pelo Ministério da Saúde, o Brasil é considerado país livre da poliomielite desde 1994, mas, com a baixa adesão vacinal, médicos alertam para os riscos de volta da doença, especialmente após o registro de novos casos no exterior, em países como os Estados Unidos e Israel.

Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não a paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.

A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto da Tabatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e a população deve estar munida de documento com foto e a Carteira de Vacinação.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fagner, do Cruzeiro, sofre fratura após entrada de Pottker

— Nunca quebrei a perna de ninguém e nunca fui um jogador violento, ao contrário…

18 minutos ago

Neymar leva funcionários do Santos para almoçar em churrascaria de influenciador

Craque presenteou pessoas do dia a dia no CT Rei Pelé com uma refeição no…

1 hora ago

David Luiz abre mão do restante do contrato ao deixar o Fortaleza

As lesões acabaram atrapalhando o desempenho do atleta em busca da titularidade. Ele deixa o…

2 horas ago

Um dos símbolos da transformação alvinegra

— Hoje nos despedimos de um dos símbolos da transformação alvinegra dentro de campo: Danilo…

3 horas ago

Favoritismos #18: dicas, palpites e chances no Brasileirão

Consolidados na disputa pela liderança da classificação, os três primeiros colocados carregam histórico de vitórias…

4 horas ago

Em terras portuguesas, Al-Nassr de Jesus e CR7 mira contratação de Bruno Fernandes, do United

Atualmente a cumprir um período de estágio na Áustria, a formação saudita escolheu Portugal para…

5 horas ago