Ilhabela se destaca com queda de 43% na incidência de dengue no município. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica do arquipélago, a cidade saiu de 486 casos entre janeiro e novembro de 2022, para 277 no mesmo período deste ano. Com a chegada da temporada de verão, onde os casos da doença se intensificam, é importante reforçar as medidas de prevenção.
A Prefeitura de Ilhabela tem realizado diversas ações ao longo do ano no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir vírus causadores de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Dentre as ações está o projeto “Juntos contra a Dengue” promovido nas escolas da rede municipal de ensino e em outros espaços públicos. Com início em março deste ano, o projeto capacitou cerca de 400 alunos do Ensino Fundamental como “Brigadistas Mirins Contra o Mosquito Aedes aegypti”.
Ainda neste ano, houve a interação entre as equipes de Controle de Vetores com a Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica, com objetivo de direcionar e potencializar as ações em campo para as regiões de maior incidência da doença. Com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS, foram realizadas mais de 66 mil visitas a imóveis.
A coleta de pneus inservíveis também merece destaque. A iniciativa tem como intuito combater um dos principais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na campanha “Descarte Correto de Pneus – Não Deixe o Mosquito Nascer!”, foram recolhidas aproximadamente 2,7 toneladas de pneus que foram enviadas para a destinação correta. A ação foi realizada pela Equipe de Controle de Vetores de Ilhabela – CVI (vinculada à Secretaria de Saúde) com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
Segundo a secretária de Saúde, Lúcia Reale Colucci “a diminuição no número dos casos de dengue é resultado do trabalho da Equipe de Controle de Vetores e da parceria com as outras Secretarias. Continuamos no combate à dengue e contamos com o apoio da população para que tenhamos cada vez menos casos no município”.
Para denunciar focos de dengue, ligue para o Centro de Controle de Vetores de Ilhabela, no telefone (12) 3896-8364.
Medidas de prevenção
Com a chegada do verão a infestação do mosquito é sempre mais intensa em razão de água acumulada e altas temperaturas, sendo necessárias algumas medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti:
A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…
O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…
Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…
Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…
Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…
Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…