Começou o verão: EDP dá dicas de uso eficiente da energia

Aproveitamento da luz natural, redução do tempo de banho e uso correto do ar-condicionado são algumas das ações que evitam o desperdício de energia

O Verão, estação do ano mais quente, iniciou hoje, dia 21, e a alta temperatura, aliada às férias escolares de janeiro e a maior permanência das pessoas em casa podem refletir no aumento do consumo da energia elétrica sem que o consumidor perceba. Para orientar sobre o uso eficiente e correto da eletricidade, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, selecionou algumas dicas que devem fazer parte da rotina da família.

Por exemplo, manter janelas e portas fechadas quando o ar-condicionado estiver funcionando, evitar o abre e fecha constante da geladeira e acumular roupas sujas para utilizar a máquina de lavar em sua capacidade máxima, pode não parecer, mas são atitudes que em conjunto com muitas outras, podem fazer a diferença e trazer redução do valor da conta de energia no final do mês.

O gestor executivo de Excelência ao Cliente da EDP, Vilmar Teixeira de Abreu, destaca que entre os vilões do verão está o uso do aparelho de ar-condicionado. Se o ambiente ficar vazio por um longo espaço de tempo, o recomendado é desligar o aparelho.

“Para que o equipamento não consuma mais energia do que o necessário, o recomendado é deixar todas as portas, janelas, persianas e cortinas fechadas, para evitar a entrada do calor no ambiente e não forçar a capacidade do aparelho”, orienta Abreu.

Entre os alertas, é que no verão, o uso abusivo do ar-condicionado, pode representar um aumento muito expressivo no valor da conta de energia elétrica de uma família.

Para aqueles que não abrem mão de um banho com a água bem quente mesmo no verão, manter a chave do chuveiro elétrico na posição “Verão” economiza 30% mais do que se estiver na posição “Inverno”.

Se a máquina de lavar-roupas tem capacidade para bater até 10 quilos, não há necessidade de ligá-la apenas para trabalhar pela metade da carga. A mesma dica vale para as secadoras. Lavar ou secar poucas peças é desperdiçar energia.

Com o ferro de passar roupas também não é diferente. Evite usá-lo diversas vezes ao dia para desamassar apenas uma peça do vestuário. Acumule grande quantia de roupas e passe todas de uma única vez. Pode demorar mais tempo para concluir o serviço, mas o gasto será menor.

Mais duráveis e econômicas, a lâmpada de LED é uma excelente opção para a iluminação. Além disso, lembre-se de apagar as lâmpadas quando sair do local, se possível, ilumine o ambiente utilizando a luz do sol, abrindo bem janelas, cortinas e persianas.

O teto e paredes internas pintados com cores claras refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.

É importante lembrar que evitar o desperdício não significa comprometer necessariamente a qualidade de vida ou a produtividade no local de trabalho ou em casa, é apenas utilizar a energia elétrica de forma eficiente e correta.

 Confira algumas dicas que podem contribuir no combate ao desperdício da energia elétrica

 Iluminação

  • Durante o horário de verão, é importante aproveitar mais a luz natural, evitando desta forma, a utilização desnecessária das lâmpadas.
  • A pintura das paredes e do teto dos cômodos influencia a iluminação do ambiente. O ideal é utilizar cores claras na pintura, aproveitando o reflexo das lâmpadas.
  • Substitua lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED, que são mais econômicas e tem maior durabilidade.  Comece com a substituição nos cômodos de maior permanência.

Comparação entre as lâmpadas

 

Tipo de lâmpada Incandescente Fluorescente compacta LED
Potência (W) 60 15 8
Fluxo luminoso (Im) 864 840 850
Temperatura de cor (k) 2.700 6.500 4.000
Vida útil (horas) 1.000 8.000 25.000

 

Refrigerador ou freezer

  • O aparelho deve ser protegido dos raios solares e mantido o mais afastado possível do calor do fogão.
  • Os alimentos, quando quentes, não devem ser guardados no refrigerador ou no freezer. Isso faz com que o motor do equipamento tenha de trabalhar por mais horas.
  • A borracha de vedação da porta deve estar sempre em bom estado, evitando a fuga de ar frio.
  • Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas. Mantenha-o distante da parede, conforme instruções do manual (em média, 20 centímetros).
  • Caso o equipamento tenha mais de dez anos, comece a pensar na possibilidade de substituí-lo. Os refrigeradores novos são mais eficientes e econômicos.

Ar-condicionado

  • Utilize o equipamento somente em ambientes fechados. Janelas e portas devem estar bem vedadas.
  • Na hora da compra, avalie a potência da máquina de acordo com o tamanho do ambiente que será refrigerado.
  • Mantenha sempre limpo o filtro do ar-condicionado para que não haja necessidade de esforço extra do aparelho.

 Computador

  • Sempre que você der uma pausa no seu trabalho, desligue o monitor de vídeo. Ele é responsável por 70% do consumo de energia do equipamento. Se puder, configure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização.
  • Nas pausas mais prolongadas, desligue totalmente o aparelho, inclusive o estabilizador;
  • Não deixe monitor, impressora, caixa de som, estabilizador e outros acessórios do computador ligados sem necessidade.

Vale lembrar que é essencial manter a rede elétrica interna da residência em bom estado e distribuir as cargas instaladas de forma equilibrada, evitando sobreaquecimento da fiação e possíveis fugas de corrente. Outra dica importante é, na hora da compra de um novo equipamento, verificar a existência do selo Procel, que garante economia e eficiência energética.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de São Sebastião entrega seis máquinas de compressão torácica para atendimento de emergência pelo Samu

São Sebastião deu um grande passo em direção à segurança e ao bem-estar de seus…

5 minutos ago

Prefeitura de Ilhabela replanta árvores removidas em obras municipais nos principais canteiros da cidade

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, toma medidas significativas para preservar o meio ambiente e…

8 minutos ago

UPAs batem recorde de atendimentos e hospitais de retaguarda estão superlotados

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento…

18 minutos ago

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago