Comerciantes aprendem em curso gratuito a maneira correta de manipular alimentos

Comerciantes, ambulantes e profissionais do ramo de alimentação participaram, na última quarta-feira (16/01), do curso gratuito de “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans).

O objetivo do curso é capacitar e reforçar as ações de Segurança Alimentar e Nutricional aos profissionais que já atuam com alimentação ou aqueles que pretendem abrir um negócio.

Ministrado por uma nutricionista, a capacitação ensina sobre higiene, armazenamento e recebimento dos alimentos, além da importância de uma boa manipulação para evitar qualquer tipo de contaminação.

A nutricionista Paula Almeida explica que ao final do curso é entregue um certificado, exigido pelo setor de Vigilância Sanitária do município, que deve ser renovado anualmente.

Para Paula, a capacitação vai além: “O treinamento prepara o comerciante para melhor atender o cliente. Não adianta o visual estar perfeito se a preparação não foi feita corretamente”, explica a nutricionista.

Os principais tópicos abordados são: conceitos de Boas Práticas de Manipulação; condutas que os manipuladores de alimentos devem adotar para produzir e vender alimentos seguros; tipos de contaminação dos alimentos; conceito de doenças transmitidas por alimentos; higienização das mãos, equipamentos e utensílios; saúde dos manipuladores; cuidados que devem ser lembrados ao receber, armazenar, preparar e expor os alimentos; controle de vetores e pragas urbanas, entre outros.

A aluna Nicolli de Oliveira, que trabalha na empresa de massas da família, já conhecia algumas normas, mas não possuía a certificação. “O curso foi bem esclarecedor. Muitas dúvidas foram sanadas e com certeza, nossas massas terão uma maior atenção”, disse.

A nutricionista também reforça aos manipuladores que após o cozimento, os alimentos não devem ser expostos à temperatura ambiente e sim, devem ser colocados em recipientes com tampa e armazenados na geladeira ou no congelador.

“O descongelamento dos alimentos deve ser feito sob refrigeração para evitar a contaminação e manter a sua qualidade. Após aberto ou manipulado, os alimentos adquirem outra validade, que geralmente é mais curta. É importante ficar atento a estas observações”, finaliza Paula.

Todo mês são abertas inscrições para novas turmas. Ainda, este ano, serão ofertados mais 11 cursos de “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba ou no local: Avenida Ministro Dílson Funaro, 287 – Jardim Britânia, telefone: 3883-6548.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Exposições em Ubatuba destacam riqueza cultural local

Que Ubatuba é um celeiro cultural não é novidade. Entretanto, apreciadores da arte estão com…

12 horas ago

GCM de Ubatuba apoia blitz educativa do Detran na Praça 13 de maio

A Guarda Civil Municipal de Ubatuba (GCM) apoiou, na manhã desta segunda-feira, 15, uma blitz…

21 horas ago

Prefeitura de Ilhabela promove 11º Passeio Ecociclístico em referência ao Dia Mundial Sem Carro

No próximo domingo (21), a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza…

21 horas ago

Prefeitura de São Sebastião e GBMar abrem inscrições para 30 vagas de Guarda-Vidas Temporários

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), e o…

21 horas ago

Prefeito de Caraguá quebra o silêncio durante evento e diz que o ‘molhe Juqueriquerê’ foi interditado por problemas estruturais

O Prefeito Mateus Silva (PSD), confirmou na noite desta segunda-feira (15), que o molhe Juqueriquerê…

21 horas ago