Comerciantes de Ubatuba que não aderirem às restrições da fase vermelha podem ser multados

Orientar, notificar, multar e interditar são passos do trabalho realizado

Em resposta a vídeos que circulam nas redes sociais, a Prefeitura de Ubatuba informa que suas equipes de fiscalização seguem atuando em conformidade com a legislação sanitária e tributária vigente e no cumprimento dos protocolos de prevenção à Covid-19. Veja

Todos os dias são realizadas atividades de orientação, notificação, multa e, se necessário, interditação de estabelecimentos.

As ações reúnem fiscais de posturas da secretaria de Fazenda e agentes da Vigilância Sanitária e contam com apoio da Guarda Civil Municipal, de fiscais da Comtur – Companhia Municipal de Turismo, bem como da Defesa Civil e das polícias civil e militar.

São feitas visitas e vistorias de estabelecimentos seja como parte das ações de rotina, seja em atendimento a denúncias. No momento atual, o município, assim como todo o estado de São Paulo, se encontra na fase vermelha do Plano São Paulo.

Nesta fase, por exemplo, é verificado se os estabelecimentos comerciais estão atuando na modalidade de retirada (‘take away’ ou ‘drive thru’) ou entrega (‘delivery’), se itens como o uso de máscaras e a oferta de álcool em gel estão disponíveis. Nos casos de serviços essenciais, onde o atendimento presencial é permitido, além dos itens citados, é verificado também a lotação do espaço.

A Prefeitura informa que os fiscais jamais entram em combates corporais em estabelecimentos vistoriados. A presença da Guarda Municipal e demais forças de segurança tem o objetivo de resguardar a segurança dos fiscais. A Prefeitura lembra também que casos de desacato à autoridade pública ou de embaraço à fiscalização são passíveis de multa e processo.

A prefeita de Ubatuba, Flavia Pascoal (PL), lembra que a responsabilidade na prevenção à Covid-19 cabe não apenas à Prefeitura, mas a toda a sociedade. “Quanto mais engajamento da sociedade houver no cumprimento das medidas de distanciamento social, no uso de máscara e álcool em gel e na vacinação quando estiver disponível para cada faixa etária, mais rapidamente poderemos retomar a vida normal. Parabenizo a toda equipe de fiscais pelo esforço. Temos poucos agentes na ativa e estudamos ampliar o quadro de fiscalização com a realização de concurso até 2022. Também já foram suspensas por três meses as cobranças de tributos municipais e estudamos formas de apoiar empresários e trabalhadores desempregados na manutenção de emprego e renda”, destacou.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ex-prefeito Aguilar Junior usa a suas redes sociais para falar sobre os comissionados

https://www.youtube.com/watch?v=HZk3b4UIBcY O que está acontecendo? Segundo decisão judicial transitada em julgado, a administração municipal terá…

3 horas ago

Homem procurado por estupro é preso em Ilhabela

Um homem de 41 anos, procurado pela Justiça pelo crime de estupro, foi preso na…

7 horas ago

Câmara convoca 01ª sessão extraordinária do ano para este sábado (3)

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizará, neste sábado, dia 03 de maio de 2025, às…

7 horas ago

Parceria entre Saúde e Educação é estratégia de imunização em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba mantém, desde 2021, a exigência do Certificado de Situação Vacinal para…

7 horas ago

Skatistas de Ubatuba brilham em competições com manobras diferenciadas

O skate de Ubatuba segue em ascensão, com atletas da cidade conquistando espaço e reconhecimento…

7 horas ago

Ilhabela celebra arte e identidade cultural com quatro exposições simultâneas em maio

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), abre…

8 horas ago