Com o aumento do número de casos, Ilhabela poderá regredir a flexibilização dos comércios

No dia 22 de julho, estava prevista a abertura de academias e piscinas A Prefeitura de Ilhabela informa que com o aumento do número de casos positivos, óbitos e internados infectados com a Covid-19 na última semana, não flexibilizará no dia 22 a abertura de academias e piscinas. A indicação partiu do Comitê de enfrentamento da doença, que acompanha diariamente o número de casos no município e da região, levando em conta não só aumento de casos, mas a ocupação dos leitos nos hospitais. “Se não desacelerar o número de novos positivos, o Comitê técnico já estuda regredir a flexibilização no município.

O que vemos diariamente são pessoas sem máscaras, estabelecimentos desrespeitando as regras, festas, churrascos e aglomerações”, declarou o secretário de Saúde e presidente do Comitê de enfretamento, Gustavo Barboni. Os membros do Comitê recebem diariamente diversas denúncias de irregularidades e a falta de comprometimento de grande parte da população. “Estamos realmente muito preocupados com as denúncias, principalmente sobre pacientes positivos, que não estão cumprindo o isolamento, saindo de casa e contaminando mais pessoas”, salientou Barboni.
A flexibilização do comércio é uma maneira de manter empregos e gerar renda.

O momento não é de normalidade e sim de atenção aos protocolos e das orientações divulgados diariamente. Mesmo com a rede hoteleira operando, as praias estão abertas apenas para atividades individuais ou em dupla, com permanência máxima de uma hora. A Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela foi orientada pelo Comitê, a informar aos hospedes sobre não se estabelecer na faixa de areia com cadeiras, coolers, guarda-sóis, cangas e similares, além disso, trilhas e cachoeiras também permanecem fechadas.

Todas as flexibilizações serão avaliadas semanalmente em razão do cumprimento das normas e da análise dos dados do Boletim Coronavírus, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Ilhabela. Sobre o Comitê
Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), o Comitê de Prevenção e Controle tem caráter deliberativo, com competência extraordinária para acompanhar a evolução do quadro epidemiológico, adotar e fixar as medidas de saúde pública necessárias a prevenção e controle do contágio, bem como ao tratamento das pessoas afetadas. É composto principalmente de profissionais da Saúde, entre eles: infectologistas, pediatras, enfermeiros, clínicos, entre outros.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Cerca de 40 jovens participam de audição para Escola de Bailados de Caraguatatuba

A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) realizou no último sábado (13/12), na sala…

1 hora ago

Ex-prefeito de Caraguatatuba comenta rejeição de contas de 2023 pelo Tribunal de Contas de São Paulo

O ex-prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PL), se pronunciou na manhã desta segunda-feira (15), na…

11 horas ago

Contorno Sul terá desvio no tráfego para travessia de vigas na obra de acesso ao Porto de São Sebastião

Em virtude da obra do novo acesso ao Porto de São Sebastião, haverá desvio de…

11 horas ago

Pacientes do HRLN transformam vivências em arte na exposição do Projeto “Cores da Vida”

Mostra celebra os 25 anos do ISG e inaugura série anual de ações em unidades…

11 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de temporais no Litoral Norte entre terça (16) e quarta-feira (17)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que todo o estado segue sob…

22 horas ago

Ações integradas resultam em prisões por violência doméstica e tráfico de drogas em São Sebastião

A atuação da Polícia Municipal de São Sebastião, com o apoio do Centro de Operações…

23 horas ago