Conferência em Ubatuba debate prioridades para a política municipal voltada a crianças e adolescentes

Participantes da VII Conferência Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes também elegeram delegação para etapa regional

Cerca de 200 pessoas – crianças, adolescentes e adultos – participaram na quarta-feira, 12, da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ubatuba.

A mesa de abertura contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Jurandir de Oliveira Veloso “Pelé”, e do presidente da Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba (Fundac), Fausto Cardoso, bem como do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rodrigo Lemos. Eles saudaram todos os participantes e enfatizaram a importância da conferência como espaço de diálogo e construção comum entre poder público e sociedade civil.

A explicação sobre o que são os direitos das crianças e adolescentes e as violações que ocorrem no município e no país foram o foco do painel inicial, conduzido por Alessandra Freitas e Viviane Souza. As palestrantes trouxeram diversos dados da realidade de crianças e adolescentes abaixo de 15 anos que, em Ubatuba, correspondem a cerca de 20% da população. Déficit habitacional, falta de oportunidades de formação profissionalização e de acesso a serviços básicos de saúde e assistência social e violência de diversos tipos são alguns dos elementos que marcam o cotidiano de crianças e jovens do município. Outro dado que chama a atenção é o fato de Ubatuba ocupar a 12a posição no ranking de homicídios entre os 645 municípios do estado.

Após o painel inicial, os participantes se dividiram em grupos de trabalho (GTs), que fizeram a avaliação do estágio de cumprimento ou não de cada proposta prevista no último plano municipal e discutiram outras. Todas elas foram apresentadas pelos GT à plenária, no período da tarde, quando foram discutidas e votadas uma a uma.

A Conferência terminou com a eleição de delegados para a etapa regional Vale do Paraíba e Litoral Norte, a ser realizada em 22 e 23 de abril de 2019, preparatória à estadual (a ser realizada entre 22 e 27 de julho de 2019), rumo à XI da Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (prevista para acontecer até outubro de 2019).

O CMDCA disponibilizará em breve o relatório completo com todas as decisões e propostas da conferência.

Confira galeria de fotos do encontro na página internet da Prefeitura de Ubatuba.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Exposições em Ubatuba destacam riqueza cultural local

Que Ubatuba é um celeiro cultural não é novidade. Entretanto, apreciadores da arte estão com…

2 horas ago

GCM de Ubatuba apoia blitz educativa do Detran na Praça 13 de maio

A Guarda Civil Municipal de Ubatuba (GCM) apoiou, na manhã desta segunda-feira, 15, uma blitz…

11 horas ago

Prefeitura de Ilhabela promove 11º Passeio Ecociclístico em referência ao Dia Mundial Sem Carro

No próximo domingo (21), a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza…

11 horas ago

Prefeitura de São Sebastião e GBMar abrem inscrições para 30 vagas de Guarda-Vidas Temporários

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), e o…

11 horas ago

Prefeito de Caraguá quebra o silêncio durante evento e diz que o ‘molhe Juqueriquerê’ foi interditado por problemas estruturais

O Prefeito Mateus Silva (PSD), confirmou na noite desta segunda-feira (15), que o molhe Juqueriquerê…

11 horas ago