Conheça as ações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

Ao contrário do que muita gente pensa, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão ligado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba, não cuida de animais, mas de doenças que eles podem transmitir para os serem humanos, tais como:  Leptospirose, doença de chagas, febre maculosa, raiva, dengue entre tantas outras que podem levar as pessoas à morte.

O CCZ é um órgão ligado à saúde pública, que tem suas atividades estabelecidas por leis federais, estatuais e municipais, com foco na prevenção de Zoonoses ( doenças transmitidas dos animais aos serem humanos; tais como a raiva; dengue, febre amarela, leishmaniose tegumentar e visceral , febre maculosa, entre outras.

E neste sentido, com foco na saúde pública; e sempre que necessário, só são recolhidos animais em locais públicos (ruas, prédios públicos entre outros) quando estes animais estão doentes; colocando alguém em risco ou que estejam em risco. As solicitações devem ser feitas no CCZ, que, após triagem, fará vistoria para verificar as reais necessidades de recolhimento ou não.

Desta forma, o CCZ esclarece que não recebe na unidade animais levados por outras pessoas. Além disso, o abandono de animais no CCZ é passível de boletim de ocorrências ou denúncia na Promotoria Pública.

Denúncias referentes a maus tratos podem ser feitas no CCZ pessoalmente ou pelos telefones da unidade (3887-6085 ou 3887-6888). Conforme a necessidade de cada caso, podem ser feitos boletim de ocorrência diretamente na delegacia mais próxima.

O CCZ não faz até atendimento clínico (consulta)

Interessados em consultas veterinárias devem procurar um clínica veterinária para o atendimento de seus animais. Entre as principais ações do CCZ estão:

– Realização anual de campanha de vacinação contra raiva, vacinando mais de 22.000 animais por ano;

– Campanha de castração com mais de 2.200 animais castrados e microchipagem em animais com mais de 2.300 animais atendidos em 2.018.

Castração

Para que seu animal seja castrado é necessário comparecer com ele no CCZ, de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, com os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda (no máximo três salários mínimos), além do NIS (Número de Identificação Social), que é o cadastro de pessoas beneficiadas por algum projeto social, também necessário para comprovar renda.

CCZ não é clínica veterinária

Outro engano muito comum é as pessoas acreditarem que o CCZ oferece atendimento médico veterinário. Isso não acontece. Não há equipamentos de raios-X ou de ultrassom, por exemplo. O atendimento veterinário é realizado em casos específicos de zoonoses e castração.

Adoção

O CCZ realiza feirinhas de adoção de animais em suas instalações. Os interessados em adotar um amiguinho de quatro patas poderão escolher entre os cães, a maioria sem raça definida, de diversas idades, cores, tamanhos e temperamentos variados.

Os animais escolhidos sairão do CCZ já devidamente microchipados e com encaminhamento para castração gratuita, caso ainda não tenham sido. Todos também já estarão vacinados e vermifugados.

Para a adoção, os interessados devem apresentar documentos como CPF e RG, além de um comprovante de endereço.

Controle da dengue

Cabe ao CCZ fazer a fiscalização e inibir os focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegpity. Equipes orientam moradores e, quando necessário, notificam os proprietários de residências caso seja encontrado algum criadouro do mosquito transmissor. As multas variam de R$ 1,6 mil e R$ 3,2 mil, de acordo com a legislação municipal.

Para essas ações de combate à dengue, o CCZ ganhou um reforço nas fiscalizações: o drone (veículo aéreo não tripulado). O objetivo é detectar criadouros do Aedes aegypti em casas de temporada, que ficam fechadas na maior parte do ano. O projeto é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Comunicação.

Os munícipes podem realizar denúncias sobre foco de dengue para o Centro de Controle de Zoonoses, pelos telefones 3887-6085 ou 3887-6888.

Importante lembrar que o CCZ efetua orientação de medidas de controle , não só de roedores , mas também de outras espécies incômodas, como pombos, morcegos, etc. Sempre que necessário, proprietários de locais com infestação de espécies incômodas devem procurar empresas de controle de pragas, devidamente licenciada, para que seja feito o controle. O CCZ efetua apenas a ORIENTAÇÃO nestes casos.

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba

Endereço: Rua Ministro Dílson Funaro, 115, Jardim Aruan –

Telefones: 3887-6085 ou 3887-6888

(Em frente ao Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves – Cemug)

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de São Sebastião entrega seis máquinas de compressão torácica para atendimento de emergência pelo Samu

São Sebastião deu um grande passo em direção à segurança e ao bem-estar de seus…

3 horas ago

Prefeitura de Ilhabela replanta árvores removidas em obras municipais nos principais canteiros da cidade

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, toma medidas significativas para preservar o meio ambiente e…

3 horas ago

UPAs batem recorde de atendimentos e hospitais de retaguarda estão superlotados

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento…

3 horas ago

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago