Categories: Geral

Conselho de Turismo de Caraguatatuba exclui evento BeachCar do calendário oficial do município

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em sua última reunião ordinária, decidiu, de forma unânime, excluir o evento BeachCar do calendário oficial de eventos de Caraguatatuba. A decisão foi tomada após manifestações contrárias da população, relatórios da Polícia Militar e denúncias encaminhadas ao Ministério Público, que apontaram riscos à segurança, desordem urbana e impactos negativos para a infraestrutura da cidade.

O Presidente do Comtur, Cauê Rubio, enfatizou que a exclusão do BeachCar está alinhada com o planejamento estratégico de turismo da cidade, que prioriza eventos seguros e compatíveis com a infraestrutura urbana.

A Secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, também se manifestou sobre a decisão. “Nossa prioridade é garantir que os eventos promovidos em Caraguatatuba estejam em sintonia com o planejamento turístico sustentável do município. Queremos impulsionar um turismo de experiência, focado na qualidade, na segurança e no respeito à cidade e seus moradores. A exclusão do BeachCar reforça esse compromisso e abre espaço para eventos que realmente agreguem valor ao setor”, explica.

Histórico

O evento, que constava no calendário municipal conforme a Lei 2.677/2023, foi alvo de questionamentos do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). O órgão solicitou informações ao governo municipal sobre a comunicação prévia e as medidas adotadas para garantir a segurança e o controle do evento. De acordo com os autos do Processo SEI nº 29.0001.0142133.2024-10, a Polícia Militar informou que não houve comunicação oficial por parte da administração municipal sobre a realização do BeachCar em 2024. Além disso, a corporação relatou uma série de ocorrências associadas ao evento, que impactaram a segurança pública e o trabalho operacional do 20º BPM/I.

Em resposta ao Ministério Público, à época, a Prefeitura de Caraguatatuba confirmou que o BeachCar possuía alvará de funcionamento expedido pela Secretaria de Fazenda, mas não esclareceu o motivo da falta de comunicação com a Polícia Militar para fins de fiscalização e controle. Diante disso, o MP instaurou um procedimento para apurar a omissão da administração pública na organização do evento.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Recadastramento obrigatório do IPMU vai até 30 de setembro

O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) realiza o Recadastramento Anual obrigatório para aposentados…

3 horas ago

Ubatuba: Vestibulinho da Etec 2026 tem vagas para Administração e Gastronomia

A Escola Técnica Estadual (Etec) Paula Souza caraguatatuba– Classe Descentralizada de Ubatuba, que funciona na…

3 horas ago

Moradores da região Norte podem opinar no Orçamento de Caraguatatuba para 2026 na próxima quinta-feira

Moradores da região Norte têm a oportunidade de participar da terceira e última audiência pública…

3 horas ago

Polícia prende dois suspeitos após moradores reclamarem de falta de segurança no Golfinho em Caraguatatuba

Na tarde deste sábado (13), durante operação saturação no bairro Golfinho, visando coibir roubos, furtos…

22 horas ago