Categories: Geral

Conselho de Turismo de Caraguatatuba exclui evento BeachCar do calendário oficial do município

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em sua última reunião ordinária, decidiu, de forma unânime, excluir o evento BeachCar do calendário oficial de eventos de Caraguatatuba. A decisão foi tomada após manifestações contrárias da população, relatórios da Polícia Militar e denúncias encaminhadas ao Ministério Público, que apontaram riscos à segurança, desordem urbana e impactos negativos para a infraestrutura da cidade.

O Presidente do Comtur, Cauê Rubio, enfatizou que a exclusão do BeachCar está alinhada com o planejamento estratégico de turismo da cidade, que prioriza eventos seguros e compatíveis com a infraestrutura urbana.

A Secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, também se manifestou sobre a decisão. “Nossa prioridade é garantir que os eventos promovidos em Caraguatatuba estejam em sintonia com o planejamento turístico sustentável do município. Queremos impulsionar um turismo de experiência, focado na qualidade, na segurança e no respeito à cidade e seus moradores. A exclusão do BeachCar reforça esse compromisso e abre espaço para eventos que realmente agreguem valor ao setor”, explica.

Histórico

O evento, que constava no calendário municipal conforme a Lei 2.677/2023, foi alvo de questionamentos do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). O órgão solicitou informações ao governo municipal sobre a comunicação prévia e as medidas adotadas para garantir a segurança e o controle do evento. De acordo com os autos do Processo SEI nº 29.0001.0142133.2024-10, a Polícia Militar informou que não houve comunicação oficial por parte da administração municipal sobre a realização do BeachCar em 2024. Além disso, a corporação relatou uma série de ocorrências associadas ao evento, que impactaram a segurança pública e o trabalho operacional do 20º BPM/I.

Em resposta ao Ministério Público, à época, a Prefeitura de Caraguatatuba confirmou que o BeachCar possuía alvará de funcionamento expedido pela Secretaria de Fazenda, mas não esclareceu o motivo da falta de comunicação com a Polícia Militar para fins de fiscalização e controle. Diante disso, o MP instaurou um procedimento para apurar a omissão da administração pública na organização do evento.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Homem morre após tomar cachaça com limão no bar em Caraguatatuba

A Polícia Civil investiga uma morte suspeita de um homem de 54 anos,  ocorrida na…

15 horas ago

Tenista Igor Marcondes, de Caraguatatuba, vence torneio internacional de duplas na Eslovênia

O tenista de Caraguatatuba(SP), Igor Marcondes, de 28 anos, conquistou neste sábado, dia 5, em…

16 horas ago

Triciclo tomba e deixa duas pessoas feridas em Ilhabela

Duas pessoas ficaram feridas após o triciclo que elas estavam na manhã deste domingo (6),…

16 horas ago

Biblioteca e Videoteca “Nilce Signorini” exibe documentário Eva Esperança na próxima terça-feira (8)

A Biblioteca e Videoteca Municipal Prefeita Nilce Signorini exibirá, na próxima terça-feira (8), às 18h30,…

17 horas ago

Curso que prepara GVT para temporada começa na segunda, 7

Os 71 classificados na primeira fase do Processo Seletivo para Guarda Vidas Temporário (GVT) durante a temporada…

23 horas ago

Governo de São Paulo anuncia R$ 114 milhões em entregas e convênios da Defesa Civil

Pacote inclui obras, equipamentos e veículos para o enfrentamento e prevenção de desastres e emergências…

23 horas ago