Conselho Tutelar de São Sebastião elege 20 novos membros com participação de mais de 4 mil cidadãos

Neste domingo (1º), foram eleitos os novos membros do Conselho Tutelar de São Sebastião. A apuração foi encerrada perto das 23h, na Câmara Municipal, quando o resultado foi anunciado. Foram 4.312 votos, com 42 nulos e um em branco. Foram eleitos dez conselheiros titulares e o mesmo número de suplentes.

Ao final da apuração foram eleitos: Gilda Mutsumi Misunaga Hiraoka (Gilda Hiraoka),  com 449 votos; Cilmara Cardoso de Souza Oliveira (Mara Tata), com 402 votos; Antônio Carlos Marques de Souza (Pastor Antônio Carlos), 379 votos; Renata Ferreira dos Santos Carvalho, 312; Mônica Santos Oliveira (Mônica Santos), 302; Talita de Assis Passos Sant´Anna, 262 votos; Aparecida Regina Pires Raymundo (Regina), 248; Valquíria Lopes Souza Cardoso (Valquíria Lopes), 248; Rafael Ribeiro de Almeida (Rafael Almeida), com  240 e Beatriz Vieira Florêncio de Oliveira (Bia Vieira), com 232.

Os suplentes eleitos foram: Vânia Cavalcante da Silva (Vânia Cavalcante), com 189 votos; Geovana Cristina de Oliveira, 167; Miguel Arcanjo Honorato Júnior (Miguel Arcanjo), 147; Angélica Pereira Cruz (Angélica Cruz), 146; Vanuza Bárbara Santos Oliveira (Missionária Vanuza Bárbara), 139; Rosangela Farias da Luz (Rosana), 123; Fernanda Francisca Pacheco (Fernanda Pacheco), 89 votos; Rose Mary Ornellas Gomes (Mary Ornellas), 89; Elena Komino, 76 e Leda Alves dos Santos (Leda Alves), 73 votos.

A eleição, que contou com 20 candidatos, devidamente habilitados, em fases anteriores do processo eleitoral, teve a realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A mais votada no pleito, Gilda Hiraoka, falou sobre o processo. “É o reconhecimento da trajetória do nosso trabalho, por anos à frente do Conselho Tutelar. Mãe e filha (Andreia Hiraoka) somam cinco mandatos e agora temos a honra de iniciar o sexto”.

O secretário da SEDES, Frederico Mazzuca, comentou sobre o pleito.  “A eleição do Conselho Tutelar é o momento em que o cidadão tem a oportunidade de fazer a escolha dos agentes que atuarão na defesa, proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente”.

Após a eleição, os membros (titulares e suplentes) receberão uma capacitação dada pela empresa Integri Brasil, que prestou assessoria no processo seletivo e eleitoral ao CMDCA. A capacitação será realizada no final de novembro.

Robson Candiani, representante Integri, destacou a eleição. “Pelas circunstâncias do dia de hoje, um domingo chuvoso, processo eleitoral facultativo, valida o resultado com mais de 4 mil eleitores presentes. Isso significa que a população, aos poucos, vai entendendo a importância do Conselho Tutelar no município. Todos os candidatos estão de parabéns pela mobilização feita. Desejo sucesso no mandato”.

A posse dos novos conselheiros será no dia 10 de janeiro de 2024. Os conselheiros deverão cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais, mediante escalas de plantão, incluindo plantões noturnos, e aos fins de semana, sendo a remuneração, no valor de R$ 3.187,72.

O processo seletivo/eleitoral para conselheiros tutelares 2023 cumpre as Leis Municipais n° 2.973/2023 e Complementar n° 236/2019, bem como as Leis Federais n° 8.069 de 13 de julho de 1990 e n° 12.696/2012, além da Resolução n° 231 de 28 de dezembro de 2022 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

A eleição cumpriu as determinações da Lei Orgânica do Município; Emenda Constitucional nº 90/15, artigo 6 da Constituição Federal, artigo 30, inciso 5 que estabelece que compete aos municípios organizar e prestar, diretamente, ou sob regime de concessão, ou permissão, os serviços públicos de interesse social, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

15 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

16 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

17 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

19 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

21 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

1 dia ago