Ilhabela recebe entre os dias 11 e 17 de outubro a IX Copa Brasil de Vela. A competição será sediada na Escola de Vela Lars Grael e ocorre paralelamente com a VII Copa Brasil de Vela Jovem. O evento será marcado por uma prática sustentável com emissão zero de carbono.
Flávio Patrício, da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), explicou como será o evento. “Vamos receber uma grande competição da vela olímpica e quando procuramos o prefeito, ele imediatamente aceitou a proposta de um evento sustentável. Os barcos de competição são movidos a vela, mas temos as embarcações da Comissão de Regatas, da Salvatagem e dos Técnicos, que são movidos por combustível. Vamos medir esse consumo e promover uma compensação para neutralizar a emissão dos gases, promovendo ações sustentáveis no evento”, disse.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, agradeceu a parceria da CBVela e do ineditismo do projeto. “Quando a Confederação Brasileira de Vela nos procurou com essa ideia de imediato abraçamos a causa. Sou a Capital Nacional da Vela e nada como sermos pioneiros num evento com essa causa sustentável. É Ilhabela sendo exemplo para o mundo”, comentou.
A Copa Brasil de Vela terá a disputa nas classes olímpicas 2024 (IQFoil Masculino e Feminino; ILCA 7 Masculino; ILCA 6 Feminino; 470 Misto; 49er; 49er FX Aberto; Nacra 17 Misto; e Fórmula Kite Masculino e Feminino), Pan-Americanas 2023 (Snipe Misto; Lightning Misto; e Sunfish Aberto) e nas classes convidadas (Dingue; Hobie Cat 16 Sem Balão; ILCA 4.7; Star; Windsurf Fórmula Foil Feminino e Masculino; e Finn. Já a Copa Brasil de Vela Jovem contará com a participação das classes confirmadas no Mundial da Juventude 2021: ILCA 6 Masculino e Feminino; 420 Aberto e Feminino; HC16 com Balão Misto; Bic Techno 293+ Masculino e Feminino; e Fórmula Kite Masculino e Feminino.
As inscrições para a IX Copa Brasil de Vela estão abertas no link abaixo, disponibilizado pela organização do evento. Após o pagamento das taxas, a confirmação de inscrição deve ser feita na Secretaria no local do evento entre os dias 10 e 13 de outubro.
Os campeonatos são organizados pela CBVela em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, a Federação de Vela do Estado de São Paulo e têm o Bradesco como principal apoiador.
“É um ótimo local para a prática da vela, com muitos bons ventos, ótimas raias e estrutura muito boa na Escola Lars Grael. Aguardamos uma ótima participação dos velejadores, iniciando esse ciclo de Paris que será mais curto, somente com três anos. Acreditamos que vamos ter uma Copa bem interessante, tanto em termos de participação como em novos nomes surgindo na vela – avalia Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela.
A Prefeitura de Ilhabela promove uma ação educativa no bolsão de embarque da travessia entre…
O Valor de Referência do Município (VRM) de Caraguatatuba passa de R$ 4,81 para R$…
Durante um temporal que cai por volta 21h, desta quarta-feira (31), antes da virada em…
A Sabesp informa que as fortes chuvas que atingiram a região nesta quinta-feira (1/1) afetaram…
Com um litoral que ultrapassa 100 quilômetros de extensão, Ubatuba apresenta praias com diferentes características…
O verão no Litoral Norte ganha um novo fôlego a partir do dia 9 de…