Categories: DestaquesGeralSaúde

Covid-19: Caraguatatuba começa vacinação em domicílio para idosos entre 85 e 89 anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou hoje (15) a imunização de idosos entre 85 e 89 anos contra o novo coronavírus (Covid-19), em domicílio.

Logo pela manhã, a equipe de imunização do Programa de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) Porto Novo foi até a residência de César Gomes de Ernesto, de 85 anos. Ele foi o primeiro idoso dessa faixa etária a receber a dose da vacina contra a Covid-19 no município.

O aposentado também recebeu as visitas do prefeito Aguilar Junior, do secretário de Saúde e médico Gustavo Boher e de outros representantes da Sesau. Ao conversar com César, o prefeito fez questão de lembrar que ele é o primeiro dessa faixa etária a ser vacinado. “O ato de hoje representa o início da vacinação desse grupo de idosos”, disse.

Seu César, que aguardava ansioso pelo dia da vacinação, se emocionou ao conversar com a equipe de saúde. A espera e o desejo de receber a dose da vacina contra a doença eram grande. Por isso, ao saber da notícia de que seria o primeiro de sua faixa etária a ser imunizado fez questão de avisar a família que vive na capital, São Paulo, e também no exterior.

Para ele, o dia representa “a esperança e a liberdade de uma prisão imposta pela Covid-19”. Isso porque desde o início da pandemia César deixou de visitar as duas filhas e netas. “O fato de não poder ir visitar e abraçar cada uma delas é um castigo e sinto saudades; a Covid tirou a minha liberdade de ir e vir”.

A satisfação de estar sendo vacinado é enorme. Contudo, seu César ainda se preocupa com o coletivo. Ele queria estar sendo vacinado com toda a população. “Infelizmente, sei que isso não é possível, mas seria ótimo se todas as pessoas estivessem sendo vacinadas. Queria poder dividir essa alegria com cada uma delas”, contou.

Após a vacinação, seu César ainda agradeceu os profissionais de saúde. “Essas pessoas merecem todo o nosso respeito, eles lutaram contra essa doença e não foi nada fácil. Fica aqui o meu sentimento de gratidão”.

Além dos idosos entre 85 a 89 anos, a Prefeitura de Caraguatatuba já iniciou a imunização para idosos acima de 90 anos e os que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), e profissionais de saúde.

Segundo a Vigilância Epidemiológica (VE) de Caraguatatuba, 3.776 doses já foram aplicadas, sendo 497 idosos (ILPIs e acima de 90 anos) e 3.279 profissionais de Saúde.

É importante ressaltar que para receber a vacinação em domicílio, o idoso deve estar devidamente cadastrado no Programa de Saúde da Família (PSF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Caso ainda não seja cadastrado, o idoso ou responsável poderá ligar ou ir até a unidade de saúde mais próxima, repassar os dados e pegar todas as orientações.

Ao todo, o município conta com 12 UBSs: Ademir Reis (Perequê-Mirim), José Maurício Borges (Perequê-Mirim), Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Sumaré, Casa Branca, Jetuba, Massaguaçu e Tabatinga. As unidades funcionam das 7h às 17h, de segunda a sexta.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

4 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

4 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

4 dias ago