Crea-SP realiza Operação Verão no litoral Norte

Até o próximo dia 16 de dezembro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza a Operação Verão no litoral norte, uma força-tarefa de fiscalização do exercício profissional das Engenharias, Agronomia e Geociências nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela. Com caráter orientativo e preventivo, a ação tem como objetivo garantir a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho.

Estão previstas cerca de 135 diligências em serviços e obras de realizadas por cinco agentes fiscais que atuam nas quatro cidades. A operação tem como foco estruturas temporárias e removíveis, postos de combustíveis, obras de médio e grande porte e demandas das Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAFs).

“A atuação do Crea-SP é fundamental para garantir segurança e proteção a todos os moradores e turistas que vierem aproveitar as celebrações de fim de ano no litoral. Realizamos mais uma Operação Verão com foco em atuar contra irregularidades e garantir a presença de profissionais habilitados na construção e organização das estruturas para as festas desta época do ano”, ressalta a gerente regional do Crea-SP, Eng. Joana Borges.

Balanço de fiscalizações

O Crea-SP alcançou, no mês de novembro, o recorde de 404 mil ações de fiscalização, ultrapassando a meta estabelecida para todo o ano de 2022, de 400 mil. Com isso, o Conselho supera os números alcançados no último ano, que havia sido consolidado como maior registro fiscalizatório de sua história, com 291.234 ações. De 2015 a 2022, o crescimento foi de cerca de 1.400%.

Denúncia

O Crea-SP abre canais em todas as unidades de atendimento para o registro de queixas, além do site, dos telefones 0800 017 18 11 ou 0800 770 27 32 e do e-mail: faleconosco@creasp.org.br.    

São infrações à legislação profissional: a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.

Sobre o Crea-SP - Instalada há 88 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fundart abre inscrições para barracas da Festa de São Pedro

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) publicou o edital para concessão onerosa…

10 horas ago

Procurado por homicídio é preso em Ubatuba

Um homem de 59 anos, foi preso nesta segunda-feira (13/5), por ser Procurado pela Justiça…

10 horas ago

Teatro Municipal de São Sebastião recebe espetáculo circense ‘El Grand Clownbaret – 15 anos de trajetória’

Neste sábado (18), às 16h, o Teatro Municipal de São Sebastião será palco do espetáculo…

10 horas ago

Prefeitura de Caraguatatuba alerta sobre tentativa de golpe envolvendo regularização fundiária de interesse específico

A Secretaria de Habitação da Prefeitura de Caraguatatuba informa que pessoas procuraram o setor de…

10 horas ago

Caraguatatuba envia toneladas de doações para vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul

Mais uma vez, a solidariedade da população de Caraguatatuba superou as expectativas. Diversos itens foram…

10 horas ago

Músico gaúcho realiza ‘Showlidário’ pelo Rio Grande do Sul no dia 17 de maio

Durante as apresentações musicais a população poderá doar água, gêneros alimentícios não perecíveis, leite, ração…

10 horas ago