Categories: Polícia

Criança de um ano é salva por integrante da Guarda Civil Municipal

Não é por acaso que a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba faz parte da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. E para confirmar essa vocação de ser protetora do cidadão, a GCM, por meio de um de seus integrantes, na tarde de quinta-feira (27), salvou a vida de uma criança.

Durante a ronda escolar nas imediações da C.E.I. Adriana Aparecida Cassiano, no bairro Perequê Mirim, região Sul da cidade, a equipe da GCM foi chamada pelos pais de uma criança (M.L.F.O.) de 1,9 ano, na rua Clemente Gomes Ferreira.

Os GCMs encontraram a criança engasgada e desacordada, momento em que um dos integrantes da corporação iniciou a Manobra de Heimlich (tração abdominal), conseguindo desengasgar o bebê.

Após os primeiros socorros, a criança foi encaminhada a UPA-SUL para receber cuidados médicos, permanecendo em observação.

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante o ato de engolir. Quando isso acontece, é considerada uma emergência e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

Preparados para atender esse tipo de emergência, os GCMs sabem que nesse caso, a Manobra de Heimlich é o procedimento correto e rápido de primeiros socorros. As asfixias típicas em crianças ocorrem por obstrução com alimentos ou brinquedos.

O GCM Wagner Freitas foi o primeiro a socorrer a criança. Ele conta que fez a Manobra de Heimlich por quatro minutos. “Quando descemos da viatura, agi espontaneamente, colocando em prática tudo o que aprendemos no curso de primeiros-socorros, mas por dentro, rezava pedindo a Deus que salvasse aquela criança. Quando vi que ela começou a reagir, colocamos o menino na viatura, onde meu colega continuou o procedimento e seguimos para a UPA. Só agradeço à Deus por nos ter possibilitado salvar essa criança”.

O colega de Wagner é o GCM Igor Almeida. Ele conta que “durante a ronda escolar, a equipe se deparou com um pai desesperado que parou nossa viatura e colocou seu filho em nossas mãos”. Segundo Almeida, as manobras que fizeram foram aprendidas no curso realizado em São José dos Campos. “Aprendemos muito mesmo!”, constata ele. “Foi a caminho da UPA que a criança começou a reagir e chorar. Foi então que percebi que ela estava bem. É uma sensação muito gratificante. Salvar uma vida é inacreditável”.

Comandante da GCM, Tenente PM Claudio Dias, vê com satisfação a atuação da equipe. “Buscamos para a GCM uma formação técnica com todos os tipos de treinamento, desde o policiamento até resgates. E continuamos buscando o aperfeiçoamento constante. E é assim que, agora, conseguimos êxito em salvar uma vida”.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Agentes da Secretaria de Saúde de Ilhabela já vistoriaram mais de 24 mil imóveis no combate ao mosquito da dengue

A prevenção contra a dengue exige cuidado constante e ações de monitoramento para evitar a…

2 horas ago

Nadadora de Ubatuba garante vaga nas Olimpíadas de Paris 2024

A atleta de natação Ana Carolina Vieira, 23 anos, deu seus primeiros mergulhos na Piscina…

7 horas ago

CDP de Caraguatatuba intercepta droga com visitante de preso

A Secretaria da Administração (SAP) informa que o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. José…

8 horas ago

Turismo de SP lança guia com 70 destinos para viajantes 60+

Com qualidade de vida e independência financeira, público sênior é uma das apostas do mercado…

8 horas ago

Polícia Ambiental realiza soltura de uma preguiça em Caraguatatuba

Na tarde de sexta-feira (10/5), durante Operação ‘COSUD’ (Consórcio de Integração Sul e Sudeste), um…

1 dia ago

Caraguatatuba inicia semana com 178 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 178 oportunidades de…

1 dia ago