Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos atrai funcionários, microempreendedores e curiosos da área

O curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio do Banco Municipal de Alimentos, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, formou mais uma turma nesta terça-feira (02/07).

A capacitação foi realizada no auditório da Fundacc – Centro, ministrada pelas nutricionistas Paula Almeida e Cíntia de Araujo e contou com cerca de 80 participantes, entre eles funcionários, pessoas interessadas na área e microempreendedores.

A área da alimentação é delicada e precisa de muita atenção. Por isso, o curso aborda assuntos como: tipos de contaminação; higienização das mãos; o que é proibido quando manusear o alimento; uso de adornos (anéis, pulseiras, relógios) e a importância dos EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual.

A nutricionista Cíntia de Araujo disse que o curso é muito importante para a sociedade, pois se trata de assunto que envolve a saúde das pessoas. Ela conta que “a partir do momento em que a pessoa se envolve e aprende mais sobre as condutas de manipulação de alimentos, ela se torna mais crítica e acaba tendo um olhar mais crítico. Às vezes, a mesma pessoa manipula o alimento e o dinheiro e isso não deve acontecer”, afirmou a nutricionista.

Para Paula Almeida, “os detalhes para a preparação dos alimentos são muito importantes”. No curso, a nutricionista também tirou dúvidas do público, que iam desde as mais simples até as muito complexas. Quanto ao número de participantes, Paula ressaltou que o curso atingiu todas as suas expectativas. “Estou muito satisfeita com o resultado do curso”, afirmou.

Cidiane Silva, de 41 anos, trabalha em uma microempresa que é muito exigente no quesito qualidade, cuja matéria-prima é o milho. Segundo ela, os proprietários da microempresa prezam muito a qualidade do alimento, desde a compra do milho à entrega para o cliente.

Ela disse que procurou o curso para aprender mais, melhorar a qualidade do serviço e que busca se reinventar, já que trabalhou na área administrativa por 10 anos, e precisou se adaptar para a nova fase da vida. “Eu sou curiosa e, também, sou apaixonada pela área da alimentação”, ressaltou.

É importante lembrar que a capacitação promovida mensalmente serve para todos que possuem contato com alimentos e, também, dá direito ao certificado, que é uma exigência da Vigilância Sanitária do município e deve ser renovado todo ano.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Homem procurado por estupro é preso em Ilhabela

Um homem de 41 anos, procurado pela Justiça pelo crime de estupro, foi preso na…

31 minutos ago

Câmara convoca 01ª sessão extraordinária do ano para este sábado (3)

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizará, neste sábado, dia 03 de maio de 2025, às…

45 minutos ago

Parceria entre Saúde e Educação é estratégia de imunização em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba mantém, desde 2021, a exigência do Certificado de Situação Vacinal para…

1 hora ago

Skatistas de Ubatuba brilham em competições com manobras diferenciadas

O skate de Ubatuba segue em ascensão, com atletas da cidade conquistando espaço e reconhecimento…

1 hora ago

Ilhabela celebra arte e identidade cultural com quatro exposições simultâneas em maio

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), abre…

1 hora ago

Refis de Caraguatatuba com anistia de até 100% de juros e multas nos débitos municipais começa na próxima segunda-feira

A adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (REFIS – LC 136/2025) do governo municipal de…

2 horas ago