Defesa Civil alerta para previsão de chuvas fortes e volumosas até sexta-feira no Litoral Norte

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu novo alerta de chuvas intensas para a região do Litoral Norte até sexta-feira (17). Há previsão para acumulados de 100 mm em 72 horas para a região. O alerta ressalta ainda a importância de atenção especial para as áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Com isso, aumenta a preocupação da Defesa Civil com a possibilidade de deslizamento de terra nas áreas consideradas de risco.

O coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, reforça a necessidade de “cautelas frente à possibilidade da ocorrência de pancadas de chuva, cuidados nos alagamentos e, principalmente os cuidados nas áreas de risco de escorregamento”.

A orientação é que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores.

PPDC e PPDC-R

Tiveram início no dia 1º de dezembro o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e o Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R). Eles vigoram até o dia 31 de março de 2022 devido às chuvas de verão e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos e ressacas atinjam suas moradias.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, o PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.

É importante destacar que durante o PPDC a estrutura da Prefeitura de Caraguatatuba fica toda mobilizada. Os decretos de implantação do PPDC e do PPDC-R 2021/2022 devem ser publicados nos próximos dias pelo prefeito Aguilar Junior, mas as secretarias já estão de prontidão.

Ações de mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, basta cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.

Assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.

Em Caraguatatuba, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém instalado uma estação (raio de 20 Km de alcance) na Martim de Sá para acompanhamento das atividades atmosféricas (pluviométricas e elétricas).

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Comitê para acompanhamento de População em Situação de Rua é empossado em Caraguatatuba

Os titulares e suplentes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para…

9 horas ago

Prefeitura de Ilhabela restringe uso do Píer da Vila durante temporada de navios

A Prefeitura de Ilhabela publicou, nesta quarta-feira (15), o Decreto nº 11.524/2025, que estabelece regras…

9 horas ago

Professor da rede municipal de Ilhabela morre em acidente com moto no Centro de São Sebastião

Um acidente envolvendo moto e bicicleta, ocorrido no início da manhã desta quarta-feira (15/10), no…

9 horas ago

Café da manhã pode custar até cinco vezes mais, mostra pesquisa do Procon-SP em padarias

O simples ato de tomar café da manhã na padaria pode pesar — e muito…

17 horas ago

Pesquisa de intenção de matrícula nas Escolas Cívico-Municipais de Ilhabela segue até 24 de outubro

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, segue com as inscrições abertas…

19 horas ago

Prefeitura de São Sebastião e Desenvolve SP promovem edições da Jornada de Crédito para empresários da Costa Sul e da região central

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes),…

19 horas ago