Defesa Civil de Caraguatatuba participa de Oficina para Operação Estiagem

A Defesa Civil de Caraguatatuba está participando da 4ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE) de 2022. Essa Oficina é realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) em conjunto com o Corpo de Bombeiros, e as aulas ocorrem em formato à distancia (EaD) e presencialmente na cidade de Aparecida, no RMVale, nesta quinta-feira (14).

Por conta da previsão de mau tempo e pelo sobreaviso, os agentes da Defesa Civil da cidade não foram presencialmente à cidade de Aparecida, mas acompanham as aulas online sobre as técnicas de prevenção e combate à incêndio em cobertura vegetal.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Capitão Campos Junior, “com as oficinas, os agentes se preparam para apoiar as operações, lideradas pelo Corpo de Bombeiros”.

Foto mostra equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de 20 cidades do RMVale ouvindo palestra da Defesa Civil Estadual e mostrando alguns instrumentos usados para combater incêndios (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

A região do Litoral Norte é cercada pela Mata Atlântica, com grande vegetação, e diante isso a orientação do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba é que as pessoas não coloquem fogo no mato porque, além de ser crime ambiental, pode gerar riscos e atingir residências.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, Capitão Newton Krüger, quem mora em áreas isoladas precisa tomar cuidados, mesmo na hora de proteger sua residência.

Outra orientação importante é evitar a limpeza do terreno na época de seca com a utilização do fogo, pois ele pode se propagar de forma descontrolada, por meio até de uma simples fagulha, causando grandes perdas. O mesmo vale para bitucas de cigarro deixadas em lugar de vegetação. Elas devem ser descartadas em uma das bituqueiras espalhadas pela cidade.

Em caso de emergência, a população deve acionar os Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil, pelo 199.

O que é a estiagem

A estiagem é um fenômeno climático que tem como característica dominante a falta de chuva por longos períodos. Ao contrário da seca, que tem duração permanente, a estiagem é sazonal, ocorrendo no período de inverno. Por conta de chuva, principal efeito negativo da estiagem, a prioridade de abastecimento passa a ser o ser humano.

Por conta do tempo seco, há mais chances de haver o ressecamento das vias aéreas, o que acaba facilitando o surgimento de alergias ou agravando as doenças respiratórias como asma, bronquite, dermatites, gripes e resfriados. E como consequência infecções bacterianas secundárias como pneumonia, sinusite, otites e laringites.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

GCM de Ubatuba apoia blitz educativa do Detran na Praça 13 de maio

A Guarda Civil Municipal de Ubatuba (GCM) apoiou, na manhã desta segunda-feira, 15, uma blitz…

8 horas ago

Prefeitura de Ilhabela promove 11º Passeio Ecociclístico em referência ao Dia Mundial Sem Carro

No próximo domingo (21), a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza…

8 horas ago

Prefeitura de São Sebastião e GBMar abrem inscrições para 30 vagas de Guarda-Vidas Temporários

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), e o…

8 horas ago

Prefeito de Caraguá quebra o silêncio durante evento e diz que o ‘molhe Juqueriquerê’ foi interditado por problemas estruturais

O Prefeito Mateus Silva (PSD), confirmou na noite desta segunda-feira (15), que o molhe Juqueriquerê…

8 horas ago

20º “Caraguá A Gosto” celebra gastronomia e destaca vencedores da edição 2025

A 20ª edição do tradicional festival gastronômico “Caraguá A Gosto” terminou oficialmente na segunda-feira (15)…

20 horas ago