A Defesa Civil de Caraguatatuba prossegue esta semana com o monitoramento de áreas de risco da cidade, em decorrência das fortes chuvas ocorridas na noite do dia 20 de janeiro (sábado). Nas vistorias, a Defesa Civil detectou risco geológico de deslizamento de terra em dois bairros: Benfica e Estrela D’Alva, ambos na região central da cidade.
No Benfica, foi realizada a interdição preventiva e temporária de duas moradias. Uma das casas se encontrava vazia. E em outra, foi removida uma família com dois adultos, duas crianças e três cachorros. A família foi abrigada em casa de amigos, contando portando como desalojada.
No bairro Estrela d’Alva, foi verificado o deslizamento de terra em via pública. A Defesa Civil esteve no local e fez o levantamento do traçado do deslizamento, verificando a queda de uma árvore de médio porte no local. Os moradores locais receberam orientações e o local será mantido em monitoramento.
Em boletim emitido à 0h24 do dia 21 (domingo), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicava acumulados de 40 milímetros nas últimas horas na cidade. As regiões mais atingidas pelas chuvas foram Jaraguá, com 42,73 milímetros em duas horas e Rio do Ouro, com 42,23 milímetros.
Estado de Observação
As previsões de chuva para esta segunda-feira (22), de acordo com o modelo WRF do CPTEC/INPE (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é de 1 a 13 milímetros por dia. E para terça-feira (23/1) de 21 a 42 milímetros.
Seguindo aviso do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), de “cessar alerta”, o Plano Preventivo de Defesa Civil da cidade, no domingo, saiu do estado de “Atenção” e entrou em “Observação”.
Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Ubatuba
Na manhã desta segunda-feira, 22, três vias foram totalmente interditadas para a passagem de veículos: a avenida Rio Grande do Sul – trecho da altura do 918 até o entroncamento com a travessa Yassou Utyiama, que vem da pista; rua Pará, que fica ao lado do aeroporto e a rua Goiás, no Parque Vivamar.
Na estrada do Monte Valério, a queda de uma árvore chegou a interromper a passagem de veículos, mas nesta manhã já estava desobstruída.
Devido ao alagamento na região da avenida Rio Grande do Sul, cinco pessoas foram retiradas e encaminhadas à casa de parentes: três crianças, cujos pais permaneceram no local, e um casal de idosos.
De acordo com o diretor da Coordenadoria de Defesa Civil de Ubatuba, Wagner Lopes, o órgão ainda não recebeu nenhum alerta de deslizamento de massa, porém, devido ao número elevado registrado pelos pluviômetros, a Defesa Civil de Ubatuba continua monitorando as áreas de risco. Ainda segundo ele, a previsão é que a chuva permaneça até quarta-feira, 24.
Orientação
É importante lembrar que a população não deve enfrentar enxurradas e inundações. Para os motoristas, a recomendação é que reduzam a velocidade, mantendo distância segura de outros veículos, e estejam atentos a possíveis bloqueios viários por queda de árvores ou alagamentos.
Além disso, moradores de área de risco necessitam redobrar a atenção a sinais como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados, pois o deslizamento de massa pode causar danos em residências.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199.
Pluviômetros
Acumulados em 96 horas
Figueira – 176.92 mm
Lagoinha – 170.64 mm
Perequê-Mirim – 111.28 mm
Marafunda – 92.82 mm
Centro – 76.21 mm
Perequê-Açu – 76.47 mm
Itamambuca – 68.71 mm
Atualizado às 10h45
Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…
A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…
Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…
O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior (PODEMOS), será o primeiro convidado…
Com a nova convocação, o número de contratações chega a 284 desde 2024, representando um…