Categories: CidadesGeralUbatuba

Defesa Civil monitora áreas de risco em Ubatuba

As fortes chuvas que atingiram Ubatuba nas últimas 72 horas deixaram o município em estado de atenção, com ruas alagadas e registros de quedas de árvores em alguns pontos da cidade. A equipe da Defesa Civil segue na manhã desta quarta-feira, dia 8, monitorando as áreas de risco em todas as regiões.

De acordo com o diretor de Gestão da Defesa Civil Municipal, Ricardo Domingos Gil, mesmo com o alto volume de chuva, a cidade não registrou casas alagadas, deslizamentos de terra e nenhum morador ficou desalojado. O abastecimento de água chegou a ser interrompido em algumas localidades, mas a situação já foi normalizada.

O acumulado de chuva na cidade está entre 94mm e 143 mm, sendo o maior fluxo registrado na região central. A Defesa Civil lembra que 140mm já é a metade da média histórica pra dezembro em Ubatuba e por isso a situação requer cuidados. De acordo com os técnicos, nesta manhã, a região da Picinguaba tem registrado maior volume de chuvas, acumulando 47mm nas últimas 12 horas.

A previsão meteorológica indica continuidade de chuva em Ubatuba durante todo o dia de hoje, sendo necessário que os moradores redobrem a atenção. O solo está encharcado, o que pode ocasionar deslizamento de terra, causando danos em residências. Em casos de trincas nos imóveis ou qualquer barulho diferenciado, busque ajuda pelo telefone 199.

Em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.

Estado de atenção foi decretado na tarde da última terça-feira

Ubatuba entrou em estado de atenção devido ao acumulado de chuva entre a noite de segunda e a tarde de terça-feira, quando registrou 28,5% da média prevista para todo o mês de dezembro, que é de 280mm.

A Defesa Civil monitorou enxurradas em bairros como Figueira, Pé da Serra, ponte próxima a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), rua Colônia de férias e arredores – todos na região Oeste da cidade.

Houve registro de queda de árvore no acesso à praia da Fortaleza, porém, a Defesa Civil solucionou rapidamente o problema e acionou, também, a equipe da regional Sul para a retirada dos troncos do acostamento. A avenida Rio Grande do Sul, trecho que fica atrás do Aeroporto, chegou a ser interditada na parte da tarde devido ao alto volume de água no local.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden, as áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se por ocupação da população em taludes de corte/aterro, deslizamentos de encostas e queda de blocos. Esta situação, associada à precipitação incidente (ou acumulada) e à previsão meteorológica, indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de São Sebastião realiza pesquisa de satisfação do usuários sobre transporte público coletivo

A Prefeitura de São Sebastião deu início, nesta semana, a uma pesquisa para saber da…

9 horas ago

Caraguatatuba tem novo secretário de saúde

https://youtu.be/Ce2cw9jCakE

10 horas ago

GCM durante operação apreende celulares, roupas e recupera moto furtada em Caraguatatuba

Uma operação deflagrada pela Guarda Civil Municipal na tarde desta segunda-feira (3) culminou com apreensão…

14 horas ago

Atletas de Ilhabela se destacam no Grand Prix Brasil de Poomsae e no Campeonato Brasileiro Master de Natação

Ilhabela teve mais um fim de semana de grandes resultados esportivos, com conquistas importantes em…

16 horas ago

Mostra de Teatro Litoral Encena encerra sua 16ª edição com grande público no Teatro Mario Covas

O 16º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos…

16 horas ago