O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, participou nesta quarta-feira (5), de reunião com o secretário de Logística e Transporte do Estado, Mário Mondolfo, e com o CEO (Centro Especial de Operações) do Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A), Eduardo de Gregório, juntamente com o prefeito de Ilhabela Márcio Tenório, que participou por meio de teleconferência.
O assunto discutido foi o atual cenário da travessia São Sebastião-Ilhabela e a situação das balsas que fazem o trajeto. Durante o encontro, foi acertado que na próxima temporada a Dersa trabalhará com sete balsas, sendo elas a FB10, que será entregue ainda este mês, a FB20, em reforma com previsão de entrega para dezembro, e ainda as balsas que já estão em operação, FB25, com dois motores novos, a FB30, que também terá motores novos, a Valda, a FB11, e FB29, com motores mecânicos, em vez de eletrônicos, e dois motores reserva, para casos de emergência.
Foi anunciada ainda, durante a reunião, a implantação de travessia de passageiros por meio de lanchas; esse serviço será gratuito. Serão duas embarcações, a LS2 e a LS4, com capacidade para 350 passageiros cada uma, com assentos individuais e ar condicionado, proporcionando mais conforto.
“As lanchas darão mais segurança e agilidade à travessia dos passageiros, afinal, elas não param por causa do vento com a mesma frequência que as balsas, e serão mais ágeis, porque levarão apenas oito minutos de um lado ao outro”, explicou Ricardo Fazzini.
Com o início da operação das lanchas, as balsas devem ganhar de 25% a 30% mais capacidade, voltando a operar, muitas vezes, com capacidade máxima, como no caso da FB25, que costuma trabalhar com 75 veículos, devido à travessia de pedestres, mas que passará a operar com a carga total de 100%.
Serão feitas, ainda, melhorias na infraestrutura de todas as balsas, como reforma nos banheiros, cobertura para dias de muita chuva e muito sol, dando mais conforto aos passageiros e estação para bicicletas. Está prevista a construção de um estacionamento em São Sebastião para visitantes e turistas que optarem por deixar seus veículos na cidade e atravessar para Ilhabela utilizando a lancha para pedestres.
“Com esse serviço, incentivaremos a sustentabilidade e melhoraremos a mobilidade urbana em Ilhabela, teremos menos carros circulando na ilha e desafogando o trânsito na alta temporada”, comentou Ricardo Fazzini. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo ainda comentou que, para suprir essa futura demanda, o município entrará com o serviço de Aquabus já no fim deste ano, a ser feito em oito diferentes píeres da ilha: Ponta Azeda, Engenho D’Agua, Perequê, Balsa, Portinho, Feiticeira e Praia Grande. Além do Aquabus, haverá ainda o ônibus turístico, com interligação de todos os pontos turísticos da cidade na orla.
“Trabalhamos fortemente no incentivo ao turismo, promovendo eventos durante o ano todo no Brasil e no mundo, e não podemos trabalhar com incerteza no serviço de travessia. Esse novo serviço de lanchas e o apoio na mobilidade urbana do nosso município trará muito mais confiança ao destino turístico”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela.
“Exigimos uma reposta imediata do Estado para que suprisse essa deficiência no serviço da balsa, e fomos prontamente atendidos com a travessia de pedestres”, enfatizou o prefeito ilhéu, Márcio Tenório.
Uma operação conjunta que contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Municipal,…
A segurança pública é prioridade para a atual gestão municipal, e São Sebastião dá mais…
A 1ª Marcha da Maconha realizada na tarde deste sábado (4), em Caraguatatuba causou polemica,…
Um veículo pegou fogo na tarde deste sábado (4), na estrada vicinal no bairro Pontal…
Uma equipe da GCM durante patrulhamento para coibir furtos, roubos e o tráfico de drogas…