Categories: GeralSaúde

Dezembro Vermelho: 135 mil pessoas no Brasil vivem com HIV e não sabem

Dra. Erica Mantelli fala sobre quais são e como se proteger das DST´s

O Ministério da Saúde fez um alerta: 135 mil pessoas no Brasil vivem com HIV e não sabem. De acordo com os dados apresentados nesta sexta-feira (29), das 900 mil pessoas com HIV, 766 mil foram diagnosticadas, 594 mil fazem tratamento com antirretroviral e 554 mil não transmitem o HIV. O balanço aponta ainda que o número de infectados continua subindo no país: há um ano, eram 866 mil pessoas. Somente no ano passado, foram notificados 43,9 mil novos casos.

A aids se tornou uma epidemia jovem. Enquanto as infecções por HIV caem na população em geral, elas não param de subir na turma abaixo 35 anos. Entre os 20 e 24 anos, o número quase dobrou, passando de 18,4 a cada 100 mil pessoas em 2008 para 35,8, em 2018. É o maior índice de crescimento entre as diferentes faixas etárias.

De acordo com a ginecologista e sexóloga Dra. Erica Mantelli, muitas pessoas ficam mais vulneráveis e se deixam levar pelo momento e acabam não pensando nas consequências de uma relação sexual sem proteção. “Muitas vezes, o próprio portador desconhece que tem a doença e acaba contaminando as outras. Temos que colocar na cabeça que não podemos enxergar quem tem alguma disfunção somente pelo rosto”, alerta.

Cada DST conta com um quadro clínico diferente. Algumas têm tratamentos, enquanto outras ainda não encontraram a cura. Dentre as mais conhecidas estão: AIDS, gonorreia, sífilis e herpes. “Destas quatro, a AIDS é a única que não tem cura. No entanto, apesar das outras DSTs serem tratadas, se estiverem num quadro avançado, isso pode provocar problemas mais sérios.”, ressaltou a ginecologista.

A principal maneira de se evitar as DSTs é o uso de preservativos. “Independentemente do parceiro (a) afirmar que não está infectado, a utilização de camisinha é indispensável principalmente nesta época do ano. É importante também realizar exames periódicos com o objetivo de assegurar que não foi contaminado, afinal, não é de imediato que os sintomas das doenças aparecem.”, conclui.

Dra. Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual – Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, com Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Pós-graduada em disciplinas como Medicina Legal e Perícias Médicas pela Universidade de São Paulo (USP), e Sexologia/Sexualidade Humana. É formada também em Programação Neolinguística, por Mateusz Grzesiak (Elsever Institute). Site: http://ericamantelli.com.br

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Torcedor joga sal grosso em estádio de lanterna da Série B

A ideia partiu do auxiliar de enfermagem aposentado Nilson de Castro, de 62 anos, que…

26 minutos ago

NFL: Micah Parsons pede para sair dos Cowboys:

Estrela da defesa do Dallas critica publicamente alta cúpula da franquia após meses de fracasso…

1 hora ago

D'Ale comenta situação financeira do Inter e desabafa

Ex-meia acredita que é perseguido por alguns jornalistas, mas evitou nominá-los Source link

2 horas ago

Estado entrega catamarã modernizado para travessia, e vice-prefeito de São Sebastião reforça pedido por novas baias de estacionamento

A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, esteve em São…

3 horas ago

30º Festival do Camarão ganha programação especial no Mercado do Peixe com pratos especiais e música ao vivo

Nesta sexta-feira (1º) começa a edição especial do 30º Festival do Camarão, um dos eventos…

3 horas ago

Caraguatatuba recebe etapa do KSeries Sprint de Triathlon neste domingo

A cidade de Caraguatatuba recebe neste domingo (3), a partir das 7h, uma das etapas…

3 horas ago