Categories: CidadesGeralUbatuba

Dia 31 de maio é o último dia de Defeso do Camarão

Pesca é liberada a partir da meia-noite do dia 1º de junho

A secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento da Prefeitura de Ubatuba informa que termina na terça-feira, 31 de maio, o período de defeso do camarão, iniciado em 1º de março. A medida, que proíbe a pesca e captura do camarão-rosa, camarão-sete-barbas, camarão-branco, santana ou vermelho e barba-ruça, bem como seu transporte interestadual, estocagem, beneficiamento, industrialização e comercialização, é adotada todos os anos para assegurar a reprodução dos animais e impedir sua extinção.

A pesca do camarão será liberada a partir da meia noite de quarta-feira, 1° de junho. De acordo com o Presidente da Colônia de Pescadores de Ubatuba, Jerri Morais, cerca de 200 embarcações de pescadores artesanais em Ubatuba devem sair ao mar assim que o período for finalizado.

Ele ainda explicou que nos primeiros 10 dias, o preço ainda deve se manter porque é o começo do retorno da frota ao mar. “Logo depois, no primeiro mês, que é a safra do camarão, esse valor deve baixar. Devido a oferta ele varia: quanto mais camarão, mais barato o quilo. O nosso carro chefe é o camarão sete barbas”, acrescentou.

Gastronomia

Para incentivar ainda mais o consumo do crustáceo e fomentar o Turismo no outono, o secretário de Turismo de Ubatuba, Alessandro Luís Morau, compartilhou que a Setur está planejando um encontro dos empresários do setor de alimentos para desenvolver estratégias que subsidiem essa campanha.

“Nossa ideia é incentivar a criação de estratégias que ficarão a critério dos empresários. São ações como, por exemplo, promover receitas especiais com a utilização do ingrediente ou promover descontos em pratos que levem o camarão”, disse.

Ele ainda complementou, reforçando a importância de ações integradas entre as pastas da prefeitura (neste caso, Agricultura e Pesca, Turismo e Meio Ambiente), enaltecendo a fartura do camarão no Litoral Norte e, ainda, viabilizando o projeto Mar sem Lixo, que visa, também a preservação ambiental.

 Mar sem lixo

Com o término do defeso, também terá início em Ubatuba o projeto ‘Mar sem Lixo’, que consiste no Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) com o objetivo de incentivar o recolhimento de resíduos sólidos no mar. Trata-se de uma iniciativa coordenada pela Fundação Florestal (FF), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O PSA é voltado aos pescadores artesanais de arrasto de camarão que capturam lixo acidentalmente durante a atividade pesqueira nas áreas de proteção ambiental, o valor a ser pago aos pescadores cadastrados se dará por crédito mensal em cartão alimentação, com valor que pode variar entre R$ 200,00 e R$ 600,00 conforme o volume de material entregue.

O cadastramento dos pescadores interessados aconteceu até o dia 26 de maio.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Ambiental doa mais 33 toneladas de pescados apreendidos em Ubatuba

Flagrante em Ubatuba foi realizado pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb.…

2 dias ago

Campeonato Municipal de Futebol 3ª divisão e Copa da Criança de Futsal movimentam o final de semana

Caraguatatuba terá um final de semana agitado com os jogos do Campeonato de Futebol 3ª…

2 dias ago

33ª Festa do Divino Espírito Santo segue até 26 de maio em Caraguatatuba

A 33ª Festa do Divino Espírito Santo da Catedral Diocesana de Caraguatatuba segue até o…

2 dias ago

Defesa Civil de Ilhabela realiza treinamento para incêndios em períodos de estiagem

Agentes da Defesa Civil de Ilhabela participaram de um treinamento especial para períodos de estiagem…

2 dias ago

Homem é flagrado com 400 porções de drogas em Ubatuba

Um homem foi flagrado nesta sexta-feira (3/5), por uma equipe da Polícia Militar portando uma…

2 dias ago

Bombeiros disponibilizam curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco O…

2 dias ago