Profissionais devem estar atentos às normas técnicas para prevenir acidentes
Nesta quinta-feira (26), é celebrado o Dia do Trabalhador da Construção Civil e a EDP, distribuidora de energia com atuação em 28 municípios no Estado de São Paulo, alerta para os cuidados necessários durante a atuação desses profissionais em função do risco de acidentes com a rede elétrica. De acordo com o balanço da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), as ocorrências envolvendo construções e manutenções prediais lideram as causas de mortes por acidentes elétricos registradas no Brasil em 2022.
O balanço anual da Abradee também aponta para 270 acidentes fatais computados no ano passado, dos quais 57 (21,1%) têm relação direta com a construção civil. O setor lidera ainda os indicadores de acidentes com lesões graves (59) e leves (107) no período.
“A observação de um distanciamento de segurança, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), a adoção de um comportamento seguro e o conhecimento do ambiente de trabalho colaboram para a prevenção dos acidentes elétricos. É preciso lembrar sempre que a informação e a segurança são fundamentais para que os profissionais possam desempenhar suas atividades sem riscos. A negligência nessa área pode resultar em ferimentos graves ou até morte”, ressalta o gestor da EDP, Stevon Schettino.
Para contribuir com um ambiente de trabalho seguro, é destaque a necessidade de contratação de profissionais qualificados, do uso de materiais certificados e da elaboração de projetos elétricos. E, principalmente, o cuidado de nunca permitir trabalhos próximos a rede elétrica energizada, sem a avaliação prévia de riscos pelos técnicos da concessionária.
No ambiente externo, uma das ocorrências mais perigosas e comuns durante as obras e instalação de estruturas é o toque ou a proximidade de ferragens ou ferramentas com a rede de distribuição de energia da rua, principalmente quando se está sobre andaimes ou trabalhando nos andares superiores dos imóveis. Para que o acidente aconteça, não há necessidade de se tocar a fiação. A aproximação com a rede já traz riscos de acidentes graves e queimaduras.
Confira abaixo algumas dicas para que os serviços sejam executados em conformidade com as normas de segurança:
A EDP reforça a temática de segurança com energia elétrica na construção civil com ações contínuas em sua região de atuação, por meio de palestras educativas e entregas de informativos em lojas e empresas ligadas ao ramo. Vale destacar que, em caso de ocorrências que envolvam a rede de distribuição de energia elétrica, a Concessionária deve ser contatada imediatamente pelos canais de atendimento:
Foto /divulgação- EDP
Novas diretrizes foram estabelecidas pelo governo federal e entram em vigor a partir de 5…
Os bairros Tabatinga, Capricórnio I e Massaguaçu foram alvos de fiscalização em Caraguatatuba, durante ação…
Mesmo com prejuízo bilionário em fraudes via Pix, tribunais têm isentado bancos em casos sem…
O fim de semana promete baixas temperaturas, mas muita cultura em Ubatuba também. Nos dias…
Atirador fugiu em seguida em uma lancha que o esperava na praia Um comerciante morreu…
O mês de julho marca o início da temporada de ocorrência de pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus)…