Data reforça a importância do uso consciente da energia elétrica
No dia 29 de maio é celebrado o Dia Mundial da Energia, uma data que chama a atenção para a importância da energia elétrica no cotidiano e para o uso eficiente e racional deste recurso. Como forma de reforçar essa mensagem, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, reuniu 10 principais mitos e verdades sobre o tema.
Entre informações distorcidas e conselhos populares, é comum surgirem dúvidas que podem levar ao desperdício e até riscos à segurança das pessoas. “Desmistificar o consumo de energia é fundamental para que a população faça escolhas mais responsáveis, seguras e econômicas no dia a dia”, reforça Roberto Miranda, gestor da EDP.
Dez mitos e verdades sobre o consumo de energia:
1. Usar aparelhos eficientes já resolve o problema do consumo elevado.
Mito. Equipamentos com selo Procel são mais eficientes, mas as instalações elétricas da residência em boas condições e os hábitos de uso dos aparelhos fazem toda a diferença.
2. Aparelhos no modo “stand by” não gastam energia.
Mito. Mesmo desligados pelo controle remoto, as luzes do stand by continuam consumindo energia. O ideal é retirar o equipamento da tomada quando não estiver em uso prolongado.
3. Usar a máquina de lavar com pouca roupa economiza energia.
Mito. O gasto é praticamente o mesmo. A recomendação é acumular mais roupas até o limite da máquina para o ciclo de lavagem, assim o equipamento é utilizado menos vezes e de forma eficiente.
4. Secar roupas atrás da geladeira aumenta o consumo.
Verdade. O hábito sobrecarrega o motor e dificulta a ventilação, elevando o consumo de energia.
5. Guardar alimentos ainda quentes na geladeira eleva o consumo.
Verdade. O motor precisa funcionar mais para resfriar os alimentos e manter a temperatura interna adequada, resultando em maior gasto de energia.
6. Abrir a geladeira com frequência aumenta o consumo .
Verdade. O ar frio sai e o motor precisa trabalhar mais para restabelecer a temperatura interna ideal.
7. Chuveiro é o maior vilão do consumo de energia.
Verdade. Durante os dias mais frios, os banhos mais longos e com temperatura elevada da água faz que o chuveiro elétrico se torne o equipamento que mais consome energia nas residências brasileiras. O ideal é usar o chuveiro por períodos curtos (de 5 a 8 minutos), em momentos de mais calor do dia e, se possível, na posição Verão, que consome 30% menos de energia quando comparado com a posição Inverno.
8. Ferro de passar não consome tanta energia.
Mito. O ferro de passar possui uma potência elevada, sendo assim ele consome muita energia. O recomendado é juntar o maior número de roupas e passar de uma única vez para evitar a necessidade de aquecer o ferro com maior frequência.
09. Pintar paredes de branco ajuda na economia de energia.
Verdade. A cor clara nas paredes e telhados reflete o calor do sol, reduzindo o aquecimento do ambiente interno e diminuindo a necessidade de ventiladores ou ar-condicionado.
10. Ventilador é sempre mais econômico que ar-condicionado.
Verdade. O ventilador apenas circula o ar, enquanto o ar-condicionado resfria o ambiente, exigindo mais energia para operar.
Para mais dicas de consumo eficiente acesse: https://www.edp.com.br/se-liga-no-consumo/
A Polícia Civil de São Sebastião investiga a morte de um bebê de sete meses,…
Publicação saiu no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (15) O Governo de São Paulo…
O Corpo de Bombeiros foi acionada na tarde desta segunda-feira (14/7), para atender uma ocorrência…
A Polícia Civil por meio dos policiais do 2º Distrito Policial de São Sebastião efetuou…
Nessa semana os túneis da Serra Nova da Rodovia dos Tamoios serão fechados de noite…
Apresentação da Esquadrilha da Fumaça será uma das atrações no primeiro dia de regatas A…