Diretoria de Ensino de Caraguatatuba realiza exposição para celebrar povos indígenas

Fotos e vídeos foram registrados em escolas estaduais indígenas da região

No mês de abril, as comunidades indígenas buscam apresentar, por meio de diversas plataformas, a luta e a resistência dos povos originários ao longo das suas histórias de vida em comunidade.

Para celebrar a cultura destes povos a Diretoria de Ensino (DE) de Caraguatatuba realiza a exposição: Abril – mês de luta e resistência. O material exposto são registros feitos em Escolas Estaduais Indígenas (EEI) da região por professoras e professoras, indígenas e não indígenas, das atividades desenvolvidas, ao mesmo tempo em que explicam o real significado de cada prática para a comunidade indígena e sua relevância na preservação.

“Para isso, ao longo de todo o mês de abril, da educação infantil ao ensino médio, trabalhou-se com temas e saberes de interesse coletivo da aldeia ao mesmo tempo em que as habilidades essenciais fossem consideradas a partir dos saberes sociais dos povos indígenas da região do Litoral Norte de SP”, explicou o supervisor de Ensino da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba, Vitor Paulo Fida Da Gama.

A EEI Aldeia Boa Vista, de etnia Guarani Mbya, e a EEI Renascer, de etnia Tupi-Guarani, a partir das escutas realizadas com suas comunidade (cacique, anciãos, lideranças, professoras e professores indígenas e não indígenas, alunos e alunas) elaboraram uma proposta de trabalho pedagógico que visou resgatar as narrativas presentes nas aldeias e suas pautas de luta, possibilitando assim, que ao invés de barreiras simbólicas, construíssemos pontes entre os saberes do currículo escolar e os saberes ancestrais das comunidades.

Algumas das atividades realizadas foram: na educação infantil, as músicas tradicionais, seus significados, suas línguas, danças e pintura corporal; no ensino fundamental I e II, o artesanato (cestaria, colares e pulseiras) e o cuidado com a terra (roças) para o plantio; e no ensino médio, o resgate das suas identidades, ou seja, o que é ser Guarani ou Tupi-Guarani, a medição do território e seus limites, história da formação das aldeias, manifestações artísticas e culturais.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Motociclista fica ferido após ser atingido por carro no Arrastão, em São Sebastião

Um motociclista ficou ferido na manhã desta quarta-feira (5), após ser atropelado por um carro…

53 minutos ago

Menino de 3 anos morre atropelado por ônibus em Ubatuba. Polícia Civil trata caso como fatalidade

Um menino de 3 anos morreu após ser atropelado por ônibus  em Ubatuba.  O acidente…

5 horas ago

Procurado por roubo é preso por policiais rodoviários ao descer a serra em Caraguatatuba

Homem estava com uma criança de 5 anos, e uma mulher conduzindo o veículo que…

9 horas ago

Prefeitura de São Sebastião realiza pesquisa de satisfação do usuários sobre transporte público coletivo

A Prefeitura de São Sebastião deu início, nesta semana, a uma pesquisa para saber da…

23 horas ago