Categories: Saúde

Dispositivo ajuda a detectar metástase de câncer de boca pela saliva

Tecnologia desenvolvida no CNPEM com apoio da FAPESP alia biossensores e inteligência artificial

Um aparelho que cabe na ponta dos dedos pode mudar o destino de quem enfrenta o câncer de boca. Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) desenvolveram um protótipo de biossensor capaz de detectar sinais de metástase pela saliva, sem a necessidade de procedimentos invasivos. A tecnologia promete evitar cirurgias desnecessárias e tornar o tratamento mais preciso.

O biossensor identifica concentrações de três biomarcadores específicos associados ao câncer, as proteínas LTA4H, CSTB e COL6A1. Elas já podem ser detectadas quando a doença começa a se espalhar para os gânglios do pescoço, o que costuma agravar o quadro de saúde do paciente.

O processo que detecta a metástase consiste numa técnica chamada espectroscopia de impedância eletroquímica. Por meio dela, é possível acompanhar o comportamento das proteínas a partir do momento em que entram em contato com a área ativa dos sensores, constituída por ZIF-8 e anticorpos específicos.

O ZIF-8 é um material poroso, com grupos químicos disponíveis capazes de imobilizar anticorpos. Os anticorpos, por sua vez, atuam na “captura” das proteínas específicas, como o modelo chave-fechadura, tornando a análise mais precisa.

Segundo a pesquisadora do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) do CNPEM Adriana Franco Paes Leme, que coordena o projeto no Laboratório de Espectrometria de Massas, os marcadores foram identificados pelo mapeamento de proteínas no tecido tumoral e analisados na saliva pelo protótipo.

O material foi desenvolvido com apoio do CNPEM e da FAPESP (23/16779-922/14348-818/12194-817/25553-316/24664-318/15535-0 e 18/18496-6), a agência de pesquisa do Estado de São Paulo, para ser de baixo custo, facilitando o uso por médicos, dentistas e técnicos nos próprios consultórios.

A tecnologia foi descrita em artigo publicado na revista Small.

Implementação no SUS

A ideia principal é disponibilizar o biossensor para o Sistema Único de Saúde (SUS). “É um avanço importante, que permite decisões clínicas mais rápidas e precisas, e com grande potencial de impacto no sistema público de saúde”, diz Paes Leme à Assessoria de Comunicação do CNPEM.

Além de econômico e fácil de aplicar, o teste com o biossensor não é invasivo e não causa desconforto ao paciente. Ao detectar com antecedência sinais de metástase ou confirmar sua ausência, a tecnologia auxilia o médico a definir o tratamento mais adequado e melhora a qualidade de vida do paciente.

Um dos grandes diferenciais do estudo é o uso de algoritmos de inteligência artificial para interpretar os dados coletados. Os pesquisadores treinaram modelos de machine learning e identificaram com até 76% de acerto os casos de metástase com base em perfis salivares das proteínas avaliadas. Entre os biomarcadores estudados, o LTA4H se destacou como o mais eficaz para distinguir pacientes com e sem disseminação tumoral.

O câncer de boca costuma exigir procedimentos cirúrgicos exploratórios, como a dissecção cervical, que podem causar complicações e deixar sequelas. Com essa nova tecnologia, será possível evitar cirurgias desnecessárias, reduzindo riscos e o custo para o SUS.

Pesquisadoras Luciana Trino Albano e Adriana Franco Paes Leme (foto: CNPEM/divulgação)

Responsável pelo estudo no seu pós-doutorado no CNPEM, Luciana Trino Albano, hoje pesquisadora do CTI Renato Archer, diz que o procedimento de dissecção cervical é feito em uma grande porcentagem de pacientes com câncer de boca. “É muitas vezes eletivo, mas em média 70% dos casos não têm metástase. Com o exame, essas cirurgias não precisariam ser realizadas”, comenta.

As pesquisadoras trabalham em novas etapas do projeto para que o biossensor possa ser produzido em escala e colocado no mercado. A expectativa é que, em três anos, o exame possa ser transformado em um kit acessível e portátil para uso em hospitais, consultórios odontológicos e até em programas públicos de rastreamento do câncer de boca, que afeta principalmente homens e está relacionado a fatores de risco como tabagismo, consumo de álcool e infecção por HPV.

O artigo Noninvasive and sensitive biosensor for the detection of oral cancer prognostic biomarkers pode ser lido aqui.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Forças de segurança deflagram operação para combate a crimes de furto a residências prende suspeito e apreende carro de luxo em Caraguá

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São Sebastião, com…

18 horas ago

EDP lança Projeto Verão para a temporada no Litoral Norte de São Paulo

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Litoral Norte de São Paulo, anunciou durante entrevista…

18 horas ago

Caraguatatuba recebe Peregrinação da Imagem de São Miguel Arcanjo, conduzida pelo Instituto Hesed

A cidade de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, receberá nos dias 13 e…

22 horas ago

São Sebastião recepciona reforço de segurança na Abertura da Operação Verão no Litoral Norte

São Sebastião recebe, no próximo dia 17 de dezembro (quarta-feira) o reforço de mais de…

1 dia ago

Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 90 km/h no Litoral Norte

Ciclone que se formará no Sul do país trará acumulados de chuva e ventos muito…

2 dias ago