A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano.
As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados para verificar a situação. Quando identificados criadouros, os moradores recebem orientações para eliminar os focos e manter a limpeza. No caso de descumprimento, é emitido um auto de infração, com 10 dias para regularização. Persistindo a irregularidade, o imóvel pode ser multado entre 50 e 1.000 VRM, com valores que ultrapassam R$ 4 mil.
Até o momento, em 2024, foram emitidos 74 autos de infração, 57 multas, 19 advertências e 144 termos de orientação. Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Guilherme Garrido, a prioridade é conscientizar a população sobre a necessidade de manter os ambientes limpos, garantindo a saúde das famílias e da comunidade.
Os números de dengue este ano em Caraguatatuba apresentam crescimento preocupante. São 13.283 casos e três óbitos, em comparação com 591 casos e nenhum óbito em 2023. Os casos de chikungunya também aumentaram, passando de um em 2023 para 33 em 2024, exigindo atenção especial da população devido às diferenças nos sintomas em relação à dengue.
A última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) revelou um índice de 2,9%, colocando o município em situação de alerta. A região Centro-Sul apresentou o maior índice, com 4,9% (situação de risco), destacando bairros como Jardim Britânia, Praia das Palmeiras, Ponta Santa Marina, Golfinhos, Morro do Algodão e Porto Novo.
A Prefeitura intensifica ações com o uso de drones para fiscalizar imóveis abandonados, eliminação de criadouros e aplicação de inseticidas em imóveis residenciais e comerciais com casos positivos.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, reforça a necessidade de intensificar a limpeza em períodos de chuvas e altas temperaturas, condições que favorecem a proliferação do mosquito.
Disque Dengue
Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones: (12) 3887-6888 ou 156.
A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…
O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…
Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…
Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…
Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…
Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…