Durante a ‘fase emergencial’ Litoral Norte terá praias fechadas

A partir desta segunda-feira (15), estado entra em fase mais restritiva, depois do aumento de mortos e internados por Covid-19

O Governo de São Paulo a adoção de uma fase emergencial de enfrentamento à pandemia. A partir desta segunda-feira (15), medidas mais duras de restrição entram em vigor e se estendem até o dia 30 para frear o aumento de novos casos, internações e mortes pelo coronavírus e conter a sobrecarga em hospitais de todo o estado. Uma delas é o fechamento das praias por 15 dias.

A meia noite de hoje, o Governo do Estado determina toque de recolher nos 645 municípios todos os dias, entre 20h e 5h. Também fica vetado o acesso a parques e praias. Haverá proibição completa a qualquer tipo de aglomeração, e o uso de máscaras deve ser intensificado em qualquer ambiente interno ou externo de acesso público.

A fase emergencial do Plano São Paulo mantém a fase vermelha de controle da pandemia e regulação de serviços não essenciais. Porém, para ampliar o distanciamento social e reduzir a circulação urbana, foram ampliadas as restrições de algumas atividades comerciais autorizadas na fase vermelha.

Fotos: Marcelo Pavotto; Banhistas aproveitam domingo de sol no último dia antes das medidas mais restritivas

Na manhã deste domingo (14/03), uma das praias mais frequentadas de Caraguatatuba estava movimenta de banhistas e pessoas com cadeira e guarda-sol, o que não será permitido já nesta segunda-feira.

Fase emergencial do Plano SP

A fase emergencial do Plano SP proíbe a retirada de produtos em restaurantes e lanchonetes e o atendimento presencial em lojas de material de construção, além de vetar celebrações religiosas coletivas e atividades esportivas em grupo.

Lojas e restaurantes só poderão fazer entregas pelo sistema em que o consumidor recebe o produto dentro de seu veículo (drive thru), entre 5h e 20h, ou por serviços de entrega (delivery) por telefone ou aplicativo de internet. Não haverá nenhuma restrição ao funcionamento de supermercados.

O teletrabalho será obrigatório para todas as atividades administrativas não essenciais. A imposição vale tanto para órgãos públicos como escritórios particulares e serviços de call center. As medidas visam reduzir a circulação de ao menos 4 milhões de pessoas por meio das restrições adicionais.

O conjunto de medidas emergenciais adotado por São Paulo é similar aos de países que adotaram regras mais duras para conter a pandemia por meio da circulação restrita. Recentemente, o Governo de Portugal teve sucesso na redução de novos casos e mortes por COVID-19 ao impor normas mais amplas de isolamento social.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

2 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

2 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

2 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

3 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

3 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

3 dias ago