Ação faz parte do compromisso da empresa de reduzir emissões de gases que provocam o efeito estufa
A redução das emissões de dióxido de carbono é uma das principais medidas para conter o avanço do aquecimento global. Comprometida com essa causa, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, iniciou a incorporação dos seus primeiros caminhões 100% elétricos na frota para atendimento de serviços em campo.
O modelo iEV1200T, da JAC Motors, foi Testado em 2020 e preenche todos os requisitos de segurança, melhora a ergonomia e não agride o meio-ambiente. O modelo disponibilizado para a EDP é o único do setor 100% eletrificado, com cesta overcenter também elétrica – combinação que melhora a produtividade e eleva o nível de segurança.
Considerando uma média de 12 mil quilômetros rodados por ano, um veículo a combustão emite cerca de 4,8 toneladas de CO2, enquanto que o caminhão elétrico não lança nenhum dióxido de carbono na atmosfera. Isso equivale a 5 mil metros quadrados de área em árvores plantadas por ano. O veículo oferece ainda uma tecnologia inteligente, o i-Pedal. Isso permite que, ao tirar o pé do acelerador, o motor elétrico se transforme em gerador e recarregue a bateria, podendo elevar sua autonomia em até 20%.
A Companhia iniciará a operação com uma unidade em São José dos Campos e outra na cidade de Vitória, para atendimento da Distribuidora no Espírito Santo. A intenção é adquirir novos caminhões conforme fatores como a infraestrutura de recarga e mão de obra especializada para manutenção avancem na região de atuação. Em São Paulo, a EDP já possui carregadores compatíveis com os caminhões em São José dos Campos, no litoral e em sua sede corporativa na capital paulista. Pelo plano de expansão da Empresa, todas os Centros de Serviços de Distribuição, localizados em Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá, Taubaté e Guaratinguetá, além de São José e Litotal, terão pontos de carregamento até o final de 2022.
“A EDP tem o compromisso de ser carbono neutro até 2030. Nesse sentido, a eletrificação da frota é um dos pontos que olhamos com maior atenção. Já iniciamos essa mudança na frota comercial e fazer essa transição também nos veículos pesados das nossas distribuidoras tem um significado especial. Estamos entre os primeiros a realizar esse movimento, contribuindo de forma concreta para mitigar o aquecimento global”, afirma Cristiane Fernandes, diretora da EDP em São Paulo.
O caminhão iEV1200T é o primeiro 100% elétrico, abaixo de 8 toneladas de peso bruto , disponível no mercado brasileiro. O modelo possui um custo total por quilômetro rodado equivalente a um quinto do custo de seu equivalente a diesel. O novo caminhão elétrico tem torque imediato de 1200 Nm (Newton/metros), câmera 360 graus, luzes de LED diurnas e vem equipado com uma bateria de 97 kWh de capacidade.
Compromisso com o planeta
A EDP é a primeira empresa do setor de energia na América Latina e de grande porte no Brasil a ter sua meta de redução de emissões de CO2 aprovada pela iniciativa internacional Science Based Targets (SBTi), entidade que mobiliza empresas a assumirem compromissos de diminuição da liberação e de gases relacionados ao efeito estufa de forma baseada na ciência. A Companhia assumiu publicamente o compromisso de, até 2032, reduzir em 85% a intensidade de suas emissões face a 2017, deixando de produzir aproximadamente 8 milhões de toneladas desses gases até o fim do período.
A Companhia ainda participa de iniciativas nacionais e internacionais alinhadas à sua Cultura, com destaque para o Pacto Global da ONU, o Programa Brasileiro GHG Protocol, iniciativa empresarial para contabilização de gases de efeito estufa, e o Carbon Disclosure Project (CDP), relacionado às alterações climáticas.
Em 2020, a EDP Brasil assumiu a coordenação da plataforma Ação pelo Clima (A4C), da Rede Brasil do Pacto Global, que desenvolve atividades e projetos voltados à mitigação, adaptação, iniciativas temáticas e setoriais relacionadas ao clima, assumindo um papel de protagonismo na agenda de clima no Brasil. Além disso, ainda em 2020, a Companhia passou a integrar o Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre 100 vagas para agendar avaliação…
João Lucas fez uma avaliação sobre fatos recentes de sua carreira, incluindo as polêmicas, com…
Um reforço de R$ 200 milhões para acelerar a fila de cirurgias eletivas por meio…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na noite desta sexta-feira (1º), em uma…
Dois times tricolores estarão frente a frente neste sábado (2) pela 17ª rodada do Campeonato…
Pedido de instalação da placa de identificação veicular passa a ser feito antecipadamente ao órgão…