Categories: CidadesGeral

EDP realiza mutirão de poda de vegetação próxima à rede elétrica e modernização de equipamentos em bairros de Caraguatatuba e São Sebastião

Ação será realizada entre 26 e 28 de agosto e tem como objetivo ampliar a resiliência do sistema elétrico local, com reforço na qualidade e segurança do fornecimento de energia

A EDP, distribuidora de energia que atua no Litoral Norte, realiza, a partir de hoje (26), um mutirão de melhorias técnicas que trará benefícios para mais de 2.900 residências, comércios e indústrias em bairros de Caraguatatuba e São Sebastião. A ação será realizada em três dias e tem como objetivo aumentar a resiliência do sistema de elétrico, principalmente em episódios de chuvas e ventos extremos, cada vez mais frequentes mesmo fora do período de verão.

Para o planejamento do mutirão foi realizado um mapeamento prévio e detalhado da região. As atividades contemplam poda da vegetação com impacto nas redes de distribuição de energia, além da modernização de equipamentos que compõem o sistema local. No total, sete equipes da concessionária estarão envolvidas e dedicadas nos serviços ao longo do dia. Os principais bairros beneficiados são Massaguaçu, Praia da Mococa, Tabatinga e Olaria, em Caraguá, e Boiçucanga e Camburi, em São Sebastião.

“Os mutirões reforçam a atuação contínua da EDP para ampliar a qualidade do fornecimento e a segurança das redes elétricas, especialmente diante do aumento na frequência de eventos climáticos severos, mesmo fora do verão. Essas ações geram resultados mais efetivos, contribuindo para cidades mais resilientes e sustentáveis”, destaca Claudemir Siqueira, gestor da EDP. Em situações de tempestades, com chuvas e ventos, a vegetação torna-se grande causa de interrupção do fornecimento de energia, com queda de galhos sobre as redes. “Vimos este tipo de episódio severo neste último mês com ventos que superaram 85 km/h na região, causando grandes estragos e danos à população, incluindo às redes elétricas e ao fornecimento de energia”, finaliza o gestor.

Vale destacar que as podas realizadas pela EDP seguem normas técnicas e ambientais, buscando o equilíbrio entre a preservação da vegetação e a proteção da rede elétrica. Essas ações preventivas ocorrem de forma programada e contínua ao longo do ano em todos os municípios atendidos pela distribuidora.

O cronograma de atividades deste mutirão acontece em regime de Linha Viva, sem a necessidade de interromper o fornecimento de energia na região. Por esta questão, para a segurança das equipes em campo e da população, as ações podem ser reprogramadas em caso de mudança de clima, como alta umidade e chuvas.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Homem é baleado quando estava numa adega na noite de sábado em Ilhabela

Segundo a polícia, dois homens chegaram a pé e atiram contra a vítima que foi…

2 minutos ago

GCM evita crime após deter dois suspeitos com arma de fogo na praia Martim de Sá em Caraguatatuba

ROL 60 Minutos é um programa em vídeo com informações rápidas abordando o que de…

14 horas ago

Após mais de 40 horas de interdição, Serra Antiga da Tamoios é liberada

Após mais de 40 horas de interdição, a Serra Antiga da Rodovia dos Tamoios foi liberada…

15 horas ago

Caminhão de coleta de lixo sai da pista e vai parar em barranco no trecho do Guaecá na SP-55

Um caminhão de coleta de lixo da empresa Terracom - concessionária do serviço de limpeza…

15 horas ago

Corpo é encontrado em rio no bairro Estufa I em Ubatuba

A Polícia Civil investiga o encontro de um corpo de um homem de aproximadamente 55…

21 horas ago

Sabesp pede uso consciente da água em São Sebastião após fortes chuvas atingirem os sistemas neste sábado (11)

A Sabesp informa que o abastecimento de água em Boiçucanga, em São Sebastião, foi impactado…

23 horas ago