Área de concessão no Vale do Paraíba apresenta mais de 6.000 km² de regiões não urbanizadas; cuidados devem ser redobrados durante períodos de plantio e tempo seco
Com mais de 6.000 km² de áreas não urbanizadas nas 19 cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Norte que compõem a sua área de concessão, a EDP reforça os cuidados com a rede elétrica na zona rural, em especial durante os períodos de plantio e com o tempo mais seco.
Alguns dos equipamentos utilizados nessas áreas, como tratores, caminhões e máquinas agrícolas, ao se aproximarem da rede elétrica, podem ocasionar acidentes graves, incêndios e também a interrupção do fornecimento de energia elétrica. De acordo com a edição de 2024 do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, editado pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), áreas rurais e naturais ocupam a terceira colocação com o maior registro de acidentes e mortes por choques elétricos. Foram 57 mortes de trabalhadores rurais e agricultores no ano passado.
“É fundamental ter precaução e manter a distância de segurança da rede elétrica para evitar situações que podem, inclusive, ser fatais. A Concessionária ressalta a importância de o proprietário da área e plantio orientar seus colaboradores sobre os cuidados necessários e sempre prover equipamentos de proteção para garantir a segurança durante os trabalhos”, afirma Stevon Schettino, gestor da EDP.
A prática de queimadas nas propriedades também deve ser evitada, visto que os riscos de o fogo se alastrar são grandes, ainda mais em períodos de estiagem. O avanço de incêndios sobre a rede elétrica pode trazer grandes riscos à segurança, além de prejuízos, com danos aos equipamentos e a interrupção no fornecimento de energia.
Confira algumas precauções essenciais:
Todos os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas.
A ideia partiu do auxiliar de enfermagem aposentado Nilson de Castro, de 62 anos, que…
Estrela da defesa do Dallas critica publicamente alta cúpula da franquia após meses de fracasso…
Ex-meia acredita que é perseguido por alguns jornalistas, mas evitou nominá-los Source link
A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, esteve em São…
Nesta sexta-feira (1º) começa a edição especial do 30º Festival do Camarão, um dos eventos…
A cidade de Caraguatatuba recebe neste domingo (3), a partir das 7h, uma das etapas…