Capacitação de 350 profissionais aconteceu de forma continuada
O clima de magia predominou no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto na noite de quinta-feira, 04. A exibição da peça “O Mundo de Oz”, da Cia de Teatro Bonvenuto – Guarulhos/SP, marcou o encerramento para professores do Ensino Fundamental que aderiram à formação em Educação Especial em 2021. No total, foram cerca de 350 professores da rede municipal de Ubatuba.
A formação em educação especial contou com encontros mensais por meio de uma proposta de formação online, na qual foram abordados os seguintes temas: as implicações da atenção, da memória e das relações afetivas para o processo de aprendizagem; transtorno do espectro do autismo; deficiência intelectual; transtorno específico da aprendizagem – dislexia, paralisia cerebral; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e, no mês de setembro, em que ocorreu a V Semana do Direito à Educação Inclusiva, foram promovidas várias palestras relacionadas ao tema da inclusão escolar, abertas a todos os profissionais da rede e, também, de escolas particulares e instituições locais comprometidas com o trabalho de inclusão.
“Gostaria de expressar minha gratidão a nossa prefeita, Flavia Pascoal, também professora da nossa rede, e a nossa secretária municipal de Educação, Fatinha Barros, que tem experiência em educação especial, por todo apoio e incentivo ao desenvolvimento das ações da Seção de Educação Especial para a construção de processos educativos inclusivos que atendam o melhor possível aos nossos alunos”, frisou a chefe de seção da Educação especial, Flavia Varallo.
“O encerramento da formação foi com este espetáculo porque a atriz principal é autista, a estudante Gaby, que faz a personagem Dorothy. Também faz parte do elenco um garotinho de nove anos que é TDAH, chamado Murilo. A Cia de Teatro Bonvenuto nos presenteou com esta apresentação”, destacou a secretária Fatinha.
A prefeita Flavia Pascoal convidou todos os presentes a construir uma educação melhor, solicitando sugestões e a promoção de um trabalho conjunto. “Estamos aqui porque eu prestigio a nossa Educação e quero muito poder fazer a diferença. Nos 23 anos como servidora já trabalhei em diversas escolas e bairros e sei como é desafiador. Queria agradecer vocês que são uma equipe maravilhosa e poder contar com a união de todos, porque através da Educação a gente pode, sim, melhorar”, finalizou a prefeita.
Uma operação conjunta que contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Municipal,…
A segurança pública é prioridade para a atual gestão municipal, e São Sebastião dá mais…
A 1ª Marcha da Maconha realizada na tarde deste sábado (4), em Caraguatatuba causou polemica,…
Um veículo pegou fogo na tarde deste sábado (4), na estrada vicinal no bairro Pontal…
Uma equipe da GCM durante patrulhamento para coibir furtos, roubos e o tráfico de drogas…