Em tempos de pandemia, Prefeitura de Caraguatatuba reforça importância de estabelecimentos com selo de turismo seguro e responsável

Há cerca de seis meses a Prefeitura de Caraguatatuba criou um selo para ser entregue a todo o trade turístico de forma a mostrar que seu estabelecimento é seguro e responsável, mesmo em tempos de pandemia do novo coronavírus.

A iniciativa serve para mostrar que o local segue todo o protocolo da Vigilância Sanitária em relação à limpeza, distanciamento e atendimento dos frequentadores. “É uma garantia para o usuário que o estabelecimento que frequenta segue as normas sanitárias”, reforça a secretária de Turismo Maria Fernanda Galter Reis.

Até o momento 80 selos foram emitidos. Por trade turísticos entende-se toda a cadeia produtiva do turismo como hotéis, restaurantes, quiosques, agências turísticas, bares, ubers, entre outros.

“Há um comprometimento do responsável pelo estabelecimento e o acordo dele ao assinar o documento para retirada de que irá aplicar todos os protocolos sanitários exigidos pela vigilância”, explica Maria Fernanda.

Para Sandra Abril, proprietária da Pousada Paradise e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), ter este selo significa ter consciência dos protocolos a serem seguidos para a segurança de todos. “Antes mesmo do selo já tomado o cuidado e é importante destacar que o selo não é apenas uma arte que fica na parede, mas essa consciência das atitudes a serem tomadas por todos”.

Inclusive, ela reforça entender que o setor de hotelaria pode ser um grande contaminante se não forem tomados cuidados, por isso, até um aparelho que elimina 99% dos vírus, inclusive o que transmite a Covid, adquiriu para higienizar cada quarto após a saída dos hóspedes.

O prefeito Aguilar Junior ressalta que essa iniciativa de criar um selo surgiu como o Plano de Retomada das Atividades Econômicas do município.

Importante destacar que a emissão do selo não terá custo algum para o comerciante que buscar mais essa garantia. Terá apenas de assinar o termo de responsabilidade e cumprir os protocolos definidos.

Caso o cliente identifique algum problema no estabelecimento onde está pode fazer denúncias pelo Canal 156 e para a Vigilância Sanitária que tem feito vistorias em toda rede comercial.

O selo pode ser retirado na sede da Secretaria de Turismo em horário de expediente 8h30 as 17h30, à Avenida Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia), 24, no Centro.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Após duas décadas, prefeitura inicia desassoreamento do Rio Grande

A Prefeitura de Ubatuba iniciou nesta terça, 19, a dragagem do Rio Grande, na região…

21 horas ago

Equipe de Judô de São Sebastião sobe ao pódio em quatro categorias do Paulista Inter Regional 2025

A equipe de Judô de São Sebastião brilhou mais uma vez nos tatames e conquistou…

21 horas ago

8º Festival FELINO leva peças teatrais gratuitas ao Teatro Municipal de São Sebastião

Nos dias 23 e 24 de agosto, o Teatro Municipal de São Sebastião será palco…

21 horas ago

Adolescente é flagrado vendendo drogas em quadra esportiva no Travessão em Caraguatatuba

Dois adolescentes foram detidos após serem flagrados com drogas em uma quadra esportiva do bairro…

22 horas ago

Comerciantes comemoram faturamento recorde de 300% no primeiro final de semana do Boteco do Camarão

O tradicional Boteco do Camarão, que teve início na última quinta-feira (14) e reúne na…

23 horas ago