Emissão de título eleitoral e regularização encerram no dia 4 de maio

Termina no dia 4 de maio o prazo para solicitar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a sua situação para votar nas eleições gerais. Após esse prazo, o cadastro eleitoral é fechado para organização das Eleições 2022.

As eleições estão marcadas para 2 de outubro, data em que os brasileiros vão eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Caso haja segundo turno, a votação será realizada no dia 30 de outubro.

Os jovens que completarem 16 anos até o dia 2 de outubro, também já podem tirar o título.  O voto é obrigatório para todos os brasileiros que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e idosos com mais de 70 anos.

É possível solicitar o alistamento eleitoral por meio do Atendimento Online do TRE/SP. Após o procedimento de envios dos documentos digitais, o eleitor deve baixar o aplicativo e-título, e inserir o número de título gerado. Passados alguns dias, as informações do eleitor estarão atualizadas no aplicativo.

Até o momento Caraguatatuba conta com 619 eleitores alistados que completam 16 anos até o dia do pleito, com 16 anos completos e 17 anos de idade. A cidade ainda possui 5.833 eleitores acima de 69 anos.  Atualmente, o município totaliza 89.726 eleitores.

Para esclarecer dúvidas ou agendar atendimento presencial, em caso de necessidade comprovada, o eleitor pode entrar em contato por e-mail com a sua zona eleitoral. No caso de Caraguatatuba, o e-mail é ze206@tre-sp.jus.br.

O atendimento presencial ao público nos cartórios eleitorais, nos postos e pontos de atendimento da Capital e do interior é realizado das 12h às 17h, mediante agendamento prévio no site https://www.tre-sp.jus.br/ (no link “Eleitor e Eleições”).

O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil, 775, no Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398.

Documentos que devem ser digitalizados para emissão do título de eleitor

  • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
  • Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).
  • Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos)

Feito issoacesse a página do Título Net e clique no link iniciar seu atendimento a distancia.

Título cancelado

O eleitor que estiver com o título cancelado por não ter votado ou justificado a ausência às urnas por três pleitos consecutivos ou por não ter comparecido ao cadastramento biométrico obrigatório em seu município deve regularizar a situação efetuando a operação de revisão para poder votar nas eleições deste ano. Para saber se está em dia ou em débito com a Justiça Eleitoral, basta acessar o link https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/situacao-eleitoral/titulo-e-local-de-votacao.

Revisão de dados ou transferência

Antes de o eleitor requerer a operação de revisão de dados cadastrais ou transferência, o primeiro passo é checar online se tem débito com a Justiça Eleitoral pelo link: https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/quitacao-de-multas. Se tiver, basta emitir a guia pelo site do TRE/SP, efetuar o pagamento e aguardar um prazo de até cinco dias para processamento no sistema.

Após a quitação da multa, o eleitor deve solicitar a revisão ou transferência por meio do preenchimento do Formulário Título Net, anexando documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência, fotografia selfie com o documento e comprovante de quitação militar.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Justiça decreta prisão preventiva de ex-namorado por morte de transexual em Caraguatatuba

A vítima foi encontrada morta no bairro Porto Novo na manhã do dia 12 de…

11 horas ago

Veículo roubado no Estado do RJ é apreendido em Caraguatatuba

A Polícia Militar recuperou na madrugada desta quarta-feira (15/5), no bairro Morro do Algodão, em…

12 horas ago

Equipe 58+ de vôlei da melhor idade está na final da Superliga

No último sábado (11), as equipes de vôlei da melhor idade de Ubatuba participaram com…

12 horas ago

FGV divulga resultado final da perícia médica e da heteroidentificação do concurso de 2023 da Prefeitura

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou o resultado definitivo da perícia médica dos classificados para…

13 horas ago

Ação da Polícia Civil descobre casa bomba em Caraguatatuba

Uma ação deflagrada por investigadores da Polícia Civil através do 1°DP do Porto Novo, na…

18 horas ago

SPSurf adia 1° etapa do Hang Loose Surf Attack 2024 na Praia da Baleia

A Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) adiou a 1° etapa do…

18 horas ago