Mais um espaço verde foi adotado na tarde de ontem (05/12) em Caraguatatuba. A área, localizada próximo a um canal de drenagem,na Rua Itália Baffi Magni, no bairro Massaguaçu, passa a ter zeladoria da empresa VRX soluções.
Essa ação faz parte do Programa Adote o Verde, da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Este é o sétimo espaço adotado este ano.
Segundo Renata de Oliveira Silva, representante da empresa VRX soluções, a área foi escolhida visando coibir o descarte irregular. “Constantemente os moradores do entorno não respeitam o local e jogam lixo, o que causa grandes transtornos com as chuvas”, destacou. No dia da assinatura do termo de adoção, foram plantadas três mudas de árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica.
O intuito do programa é que empresas adotem áreas verdes e façam a zeladoria, preservação, conservação, execução e manutenção de melhorias ambientais e paisagísticas no espaço. Em contrapartida, a prefeitura autoriza a confecção e instalação de uma placa em cada local adotado, contendo uma mensagem indicativa de cooperação e publicidade da empresa.
Como adotar um espaço
O Programa “Adote o Verde”, viabiliza a implantação de espaços verdes em praças, jardins, parques e áreas verdes com área até 10.000 m², por meio de empresas e entidades do setor privado que tenham interesse, foi instituído pelo decreto nº 841/2018, com base na Lei Municipal nº 587/1997 (dispõe sobre autorização de uso e de administração de áreas e bens públicos, sob a forma de adoção, por empresas ou entidades do setor privado).
As empresas interessadas em participar, devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca para apresentar a documentação, carta de intenção e um projeto detalhado do que será feito na área. A partir disso, será feita uma avaliação dos pedidos de acordo com a proposta de execução da empresa.
Documentação
Os interessados devem apresentar os seguintes documentos: carta de intenção; cópias do contrato Social, estatuto, registro comercial, certidão simplificada expedida pela Junta Comercial do Estado, ato constitutivo e alterações subsequentes ou decreto de autorização para funcionamento, conforme o caso; cópia da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ; cópia da identidade e CPF do gerente, sócio-administrador, presidente ou responsável pela entidade, conforme contrato social, estatuto ou ata de eleição; proposta quanto às ações pretendidas de zeladoria, preservação, conservação, execução e manutenção de melhorias ambientais e paisagísticas, indicando qual das modalidades previstas no artigo 3º da Lei Municipal nº 587/1997 (dispõe sobre autorização de uso e de administração de áreas e bens públicos, sob a forma de adoção, por empresas ou entidades do setor privado); descrição das melhorias paisagísticas e ambientais, devidamente instruída com projetos, plantas, croqui de localização, fotos, cronogramas e outros documentos que vierem a ser solicitados pela Prefeitura de Caraguatatuba. As mensagens indicativas irão respeitar um tamanho padrão, pré-estabelecido no decreto.
Mais detalhes podem ser encontrados na Edição nº 12 do Diário Oficial Eletrônico do Município no link https://www.
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca
Rua Santos Dumont, 502 – Centro
Horário de Atendimento: 9h às 16h30
Telefone: (12) 3897-2530
https://www.youtube.com/watch?v=HWEmexqtE54
No último sábado, 17 de maio, uma operação conjunta realizada pelo Grupamento Tático da Polícia…
A Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) da Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou no…
No local, também estão servidores da Secretaria de Serviços Públicos que estão com salários na…
“Foi simplesmente inesquecível! A gente nasceu no mar, pescando desde criança, mas cada vez que…
Evento, que é uma edição especial, trazendo o pistache como diferencial, acontecerá no estacionamento do…