default
As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam rapidamente em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com a navegação e o sistema de drenagem do município.
O paredão de pedras conhecidos como molhes (Norte e Sul) surtem os primeiros efeitos em relação ao acúmulo de sedimentos à margem do rio. Essa contenção maciça, composta por blocos de rochas compactadas, tem a finalidade de impedir a erosão das margens e dissipar a força das ondas.
Na construção dos molhes Norte e Sul são utilizados maquinários para colocação e assentamento das pedras que fazem o caminho pelo mar. O lado Norte já ultrapassa os 815 metros de comprimento, enquanto o lado Sul já atinge 1 mil metros de extensão.
Essa é a segunda maior construção de molhes do país, com investimentos que giram em torno de R$ 42,5 milhões e a expectativa, de acordo com a Secretaria de Obras Públicas é que até o início de 2024 o empreendimento esteja concluído.
Para o prefeito Aguilar Junior, a obra vai trazer inúmeros benefícios para a comunidade pesqueira e para quem vive no entorno do Juqueriquerê. “Os maiores beneficiados serão, sem dúvidas, os moradores e a comunidade pesqueira, pois com os molhes e o serviço de dragagem que o canal do Juqueriquerê receberá, a vazão da água será maior contribuindo para o sistema de drenagem da cidade, em especial da região sul, além de melhorar as condições de navegabilidade”, explicou.
Um homem de 41 anos, procurado pela Justiça pelo crime de estupro, foi preso na…
A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizará, neste sábado, dia 03 de maio de 2025, às…
A Prefeitura de Ubatuba mantém, desde 2021, a exigência do Certificado de Situação Vacinal para…
O skate de Ubatuba segue em ascensão, com atletas da cidade conquistando espaço e reconhecimento…
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), abre…
A adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (REFIS – LC 136/2025) do governo municipal de…