Categories: EducaçãoRegião

Entenda como ficam ensino e zeladoria das escolas em SP com a PPP para novas unidades

Projeto Novas Escolas prevê centralizar serviços já terceirizados em um único prestador por 25 anos e manter a gestão educacional

O projeto Novas Escolas do Governo de São Paulo prevê a construção e a manutenção de 33 escolas estaduais em 29 cidades por meio de uma Parceria-Público-Privada (PPP). O objetivo é ampliar a oferta de unidades de tempo integral e otimizar a gestão, já que a administração dos serviços não-pedagógicos ficará sob responsabilidade da concessionária. A PPP Novas Escolas, que já passou por consulta pública, teve sua modelagem aprovada na quinta-feira (23). O edital de chamamento para o leilão será publicado nos próximos meses.

O Estado já licita os serviços que são prestados nas escolas, como a construção, compra de mobiliário e equipamentos, limpeza, kits escolares e outros itens de papelaria para a administração. Com o projeto, um único prestador ficará responsável pela contratação e gestão dessas atividades.

“Estamos trazendo um Estado mais eficiente para nossos alunos. Hoje, a Secretaria da Educação acaba conduzindo pelo menos cinco processos de licitação para cada um dos serviços. A partir dessa PPP, vamos fazer apenas uma única vez e esse parceiro vai gerenciar a parte administrativa”, explica o secretário-executivo da Secretaria da Educação, Vinícius Neiva.

Foco no ensino

A PPP Novas Escolas vai liberar ainda a direção da escola de tarefas burocráticas, permitindo maior dedicação às questões pedagógicas. “O Estado fica com a parte mais importante, que é o ensino dos alunos. O parceiro privado fica com a responsabilidade administrativa e de zeladoria, que é a limpeza dos prédios, pequenos reparos dentro das escolas, o serviço de merendeira”, reforça o secretário.

O processo de terceirização dos serviços na rede estadual ocorre de maneira progressiva há mais de 10 anos. Os contratos têm prazos de no máximo 30 meses e os processos licitatórios levam entre 2 e 3 meses para serem realizados, podendo ter um tempo ainda maior quando há recursos administrativos. Com a PPP Novas escolas, a empresa concessionária será responsável por todos os contratos por 25 anos.

O projeto vai proporcionar a abertura de mais de 35 mil vagas de ensino integral (9 horas) nos ensinos fundamental e médio. O investimento previsto é de R$ 2,1 bilhões.

‌Investimentos do PPI-SP

A PPP Novas Escolas faz parte dos 13 leilões que o Governo de São Paulo realizará até o final de 2024. Ao todo, são 24 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 245 bilhões. Com a etapa de audiências públicas concluída, o próximo passo é a divulgação do edital, que será realizada nos próximos meses.

‌O projeto foi estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e prevê a construção de escolas com 21, 28 ou 35 salas de aula, em 29 municípios paulistas. O contrato terá duração de 25 anos, com metade das unidades sendo construídas até o segundo ano e as demais até o terceiro ano de contrato.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Defesa Civil reforça alerta para avanço do mar e alagamentos em Ubatuba

A Defesa Civil de Ubatuba reforçou o alerta para as condições adversas previstas para as…

7 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de “cabeça-d’água” em rios e cachoeiras

A Defesa Civil do Estado de São Paulo reforça o alerta para o risco do…

8 horas ago

Feliz Ano Novo: Caraguatatuba terá queima de fogos sem estampido em sete pontos da cidade

A chegada de 2026 será celebrada em Caraguatatuba com um show pirotécnico de, em média,…

9 horas ago

Ilhabela recebe quatro navios de cruzeiro e mais de 13 mil passageiros até sábado (3)

Considerada um dos destinos mais valorizados da escala de cruzeiros brasileira, Ilhabela recebe, nesta semana,…

11 horas ago

Verão Show São Sebastião 2026 estreia com shows dos cantores Belo, Gustavo Mioto e Alexandre Pires

Iniciando o ano com muita música boa e animação, no dia 2 de janeiro começa…

12 horas ago

Ano-Novo em Ilhabela: veja a programação do município para o Réveillon 2026

Ilhabela está entre os destinos mais procurados do Litoral Norte de São Paulo para quem busca uma…

15 horas ago