A UTI da Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguatatuba, foi reconhecida como uma das melhores unidades de terapia intensiva da América Latina ao receber, no dia 23/7, o selo UTI Top Performer. A certificação é concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em parceria com a Epimed Solutions, e destaca UTIs com os mais altos padrões de eficiência, segurança do paciente e qualidade assistencial.
“Esse selo é, sem dúvida, o reflexo de um caminho trilhado com esforço, compromisso e fé. Ele expressa o que somos e como cuidamos: com técnica, sim, mas, acima de tudo, com humanidade”, disse a vice-presidente da Rede Madre, Irmã Sandra Pedrinha Zanotto em discurso durante a cerimônia. O selo foi entregue pelo diretor da Epimed Solutions da América Latina, Tiago Bueno.
O evento contou com a presença do vice-prefeito de Caraguatatuba, Sérgio Arnaldo Braz, do secretário municipal de Saúde, Raphael Ghetti, da presidente do Comus,
Cilmara Oliveira dos Santos e de representantes da Rede Madre.
Com 23 leitos na UTI Adulto, a Casa de Saúde Stella Maris vem promovendo melhorias operacionais e assistenciais significativas na UTI sob a responsabilidade da coordenadora de enfermagem da UTI, Janaína Gomes de Morais. O projeto foi idealizado e implantado pelo gerente executivo da Rede Madre, Silvio Rabelo, que adotou uma gestão baseada em dados clínicos, segurança da informação e decisões estratégicas focadas na qualidade e sustentabilidade da assistência.
Critérios – Para conquistar o selo UTI Top Performer, o hospital deve participar do Registro Nacional de UTIs Brasileiras, que atualmente inclui UTIs do Brasil e da América Latina, atualizando regularmente o sistema com dados clínicos e indicadores de desempenho.
A certificação se baseia na baixa mortalidade hospitalar, ajustada à gravidade dos pacientes, e na alta eficiência no uso de recursos, considerando indicadores como tempo de permanência, utilização racional de terapias e alocação adequada conforme a complexidade dos casos.
As UTIs participantes são divididas em três grupos (tercis), de acordo com o desempenho. Só as que ficam no grupo com os melhores resultados nos dois critérios recebem o selo.
A UTI da Casa de Saúde Stella Maris ficou entre essas melhores, junto com unidades do Brasil, México, Equador, Paraguai e Uruguai.
Na tarde deste sábado (13), durante operação saturação no bairro Golfinho, visando coibir roubos, furtos…
Um motociclista que realizava um serviço delivery de drogas foi interceptado por agentes da GCM…
‘Iniciativa que traz esperança’, diz 1° empresário a cadastrar câmeras no Muralha Paulista O cadastramento…
A partir do dia 19 de setembro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tinga em…
A Prefeitura de São Sebastião prorrogou por mais 30 dias, a partir de 10 de…
No Dia Nacional da Cachaça, comemorado em 13 de setembro, Ilhabela dá um passo importante…