Equipamento que avisa sobre formação de raios é instalado em Caraguatatuba

O equipamento que vai identificar a formação de raios em Caraguatatuba antes dele cair em um determinado local começou a ser instalado nesta quarta-feira (27) na Martim de Sá.

O Centro de Ciência do Sistema Terrestre e Grupo de Eletricidade Atmosférica, ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de Cachoeira Paulista, e a Defesa Civil de Caraguatatuba escolheram a base da Polícia Ambiental por ser um local amplo e seguro.

Até a primeira quinzena de dezembro serão realizados todos os testes e depois o aparelho ficará em funcionamento para analisar o comportamento dos raios no período do verão.

Esse experimento é inédito no Litoral Paulista e a importância desse instrumento em área litorânea é porque a densidade de raios no litoral, apesar de ser menor (5 descargas por km2 ao ano) do que no interior (10 ou mais descargas por km2  ao ano) é mais letal porque as pessoas estão mais expostas na praia.

O professor e coordenador da pesquisa, Dr. Flávio de Carvalho Magina, que fez a instalação juntamente com o técnico em eletrônica do Inpe, Antônio Carlos Barbosa, e auxiliado por agente da Defesa Civil de Caraguatatuba, explica que por conta desse ineditismo, todos os dados serão coletados e se houver necessidades o modelo será adequado.

Ainda conforme ele, o instrumento possui sensores que identificam o comportamento da atividade atmosférica que pode virar descarga elétrica e envia as informações, via email, para os órgãos cadastrados.

De posse desses dados, a Defesa Civil do Estado envia o alerta, por SMS, para celulares cadastrados sobre a possibilidade de quedas de raios em uma área de até 20 quilômetros e as orientações.

Todo esse processo, entre a informação da formação de raios, envio dos alertas e saída das pessoas de locais de risco leva em torno de 15 minutos. “É tempo suficiente para se evitar uma tragédia”, diz o vice-prefeito e coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior.

“Independente disso, ele faz leitura a cada um segundo e envia informações para a base a cada cinco minutos, com destaque caso a atividade atmosférica seja mais intensa”, complementa o coordenador.

O equipamento vai ser usado durante todo o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) decretado pelo município, que vai de 1º de dezembro de 2019 a 31 de março de 2020.

Quem quiser receber mensagens de alerta da Defesa Civil pode se cadastrar no número 40199, lembrando de informar o CEP da sua cidade.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

18 horas ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

18 horas ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

18 horas ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

2 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

2 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

2 dias ago