Categories: CidadesGeral

Equipe da Defesa Civil está atenta ao índice pluviométrico no município e preparada em caso de alerta

O acumulado de chuvas, nos últimos três dias em Caraguatatuba, foi de 65 mm. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, capitão Oduvaldo Romano, esse volume não causa preocupação à equipe do setor.

O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) está em vigor desde 1º de dezembro e se estende até o dia 31 de março. Ele ocorre neste período devido às chuvas de verão e tem por objetivo de proteger a população, com a remoção preventiva e temporária de pessoas que ocupam as áreas de risco, antes que escorregamentos atinjam suas moradias.

“O PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo, conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco de escorregamento e 21 de alagamentos”, explicou Romano.

A Defesa Civil municipal tem cadastrados todos imóveis em área de risco, com nomes dos moradores, números de telefone e um perfil completo do local para avaliação dos riscos, caso haja necessidade de enviar alertas diretamente para essas pessoas ou enviar socorro.

“Os bairros onde há maior probabilidade de acontecer deslizamentos são Jaraguazinho, Olaria, Casa Branca, Morro do Chocolate, Benfica, Rio do Ouro, Alto do Jetuba, Sertão dos Tourinhos e Cocanha. Mas, por enquanto, não saímos do estado de observação. Se o acumulado chegar a 100mm de chuvas, passamos para o estado de atenção, com equipes atuando em campo diariamente”, disse Romano.

A Prefeitura tem um sistema de monitoramento, o Geopixel Monitor, que são 15 pluviômetros automáticos, instalados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em pontos estratégicos do município.

Esses pluviômetros fornecem informações imediatas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos como chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, índice pluviométrico, entre outras, o que o órgão planeje suas ações.

Além de avisar pessoalmente as comunidades nas áreas de risco sobre a incidência de chuvas, a Prefeitura conta com o serviço do Canal de Atendimento 156, com mais de 100 mil cadastrados. Quando há previsão de chuvas torrenciais, uma mensagem é enviada em forma de “Push” – mensagem curta que aparece no celular, como uma notificação ou alerta de aplicativo.

“Nossa equipe está a postos, vistoriando diariamente as áreas de risco por escorregamento. Atenda às leituras dos índices pluviométricos pelo Cemaden, aos boletins de previsão do tempo da Casa Militar do governo de São Paulo, às informações da tábua de maré, sobre chuvas de cabeceira e ainda realizando a limpeza e desassoreamento das valas, principalmente da Avenida da Praia” afirmou o coordenador da Defesa Civil.

Participam do PPDC as Secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão por meio da Defesa Civil; de Serviços Públicos; Comunicação; Desenvolvimento Social e Cidadania; Saúde; Obras Públicas; Urbanismo; Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; Administração; Fazenda e Fundo Social de Solidariedade.

Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

18 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

19 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

20 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

22 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

24 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

1 dia ago