A equipe da Secretaria de Saúde de Ilhabela, através da Atenção Primária à Saúde e o Núcleo de Educação em Saúde, esteve em reunião com os líderes religiosos na sexta-feira, 3, para delinear as ações de promoção à saúde e prevenção da doença Covid-19.
No encontro estavam presentes 19 representantes das igrejas Católica, Evangélica, Espírita e Afro-brasileira no município, e que são instituições compostas por narrativas históricas, símbolos e tradições que se destinam a dar sentido à vida, a explicar sua origem e a do universo.
A Portaria Nº 003, de 22 de junho de 2020, foi apresentada e discutida que em seus artigos evidenciam:
Artigo 3º – A partir do dia 26/06/2020, fica permitida a celebração de missas e cultos religiosos, com a presença dos fiéis, conforme as seguintes orientações:
Artigo 4º – Recomenda-se, quando possível, a ampliação de horários para celebração de missas e cultos;
Artigo 5º – Ao término das celebrações os fiéis deverão evitar aglomerações do lado externo dos templos, dirigindo-se imediatamente para suas residências;
Artigo 6º – É obrigatório o uso de máscaras durante as celebrações.
“Essas conduções, das parcerias institucionais, têm nos ajudado a prevenir a disseminação e propagação do coronavírus nesses tempos de pandemia”, comentou o secretário de saúde Gustavo Barboni.
O papel da religião na promoção da saúde e reabilitação de pessoas evidencia uma pluralidade de temas e abordagens. Também a visão do papel da religião não é comum/ e sim, múltipla e diversa. Em relação à promoção da saúde destacam-se alguns aspectos que a prática religiosa pode contribuir: a melhora da saúde física e da saúde mental de pessoas e o aumento da qualidade de vida e do bem-estar comunitário.
Segundo a pedagoga do Núcleo de Educação em Saúde, Lillian Dias, “Muitas igrejas vêm desempenhando ações de prevenção e de reabilitação, por meio de atividades de caráter social, educativo, profissionalizante, de inclusão no mercado de trabalho. ”
A recuperação da saúde, em especial da saúde mental, é um ponto de extrema relevância que dão ênfase ao fator protetivo da religião, esse papel da religião é considerado como de apoio eficaz na vivência de situações adversas, de interferência positiva no ambiente e de colaboração às pessoas.
Para o coordenador da Atenção Básica, Antonio Galante, “A parceria da Saúde e Religião está relacionada com efeitos benéficos para pessoas que estão em recuperação de doenças físicas e mentais, e a importância da religião tem sua relevância no suporte de promoção emocional, instrumental e informativo para a saúde”.
Uma operação conjunta que contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Municipal,…
A segurança pública é prioridade para a atual gestão municipal, e São Sebastião dá mais…
A 1ª Marcha da Maconha realizada na tarde deste sábado (4), em Caraguatatuba causou polemica,…
Um veículo pegou fogo na tarde deste sábado (4), na estrada vicinal no bairro Pontal…
Uma equipe da GCM durante patrulhamento para coibir furtos, roubos e o tráfico de drogas…