Equipe da Vigilância em Saúde de Ubatuba é reforçada no enfrentamento à Covid-19

Servidores do Centro Odontológico, do NASF-AB, da Educação, da Fazenda e da GCM atuam no apoio a diversas áreas

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) vem se espalhando cada vez mais em todo país, sobrecarregando os serviços de saúde pública.

Diante desse quadro, servidores de diferentes áreas da saúde foram realocados para realizar o monitoramento dos casos suspeitos de Covid-19, bem como os de síndromes gripais. O trabalho da Vigilância em Saúde inclui ainda o acompanhamento dos casos de dengue e outras arboviroses (chikungunya, zika e febre amarela), bem como de demais doenças de notificação compulsória como sarampo e meningite.

Na sede da Vigilância em Saúde, no Centro, três servidores da equipe técnica do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e dois médicos veterinários auxiliam no monitoramento dos isolamentos domiciliares dos casos suspeitos de síndrome gripal e Covid-19.

Além disso, dois profissionais do Centro Odontológico atuam no Pronto-Atendimento da Maranduba, ampliando a equipe de vigilância epidemiológica descentralizada no local.

Na Santa Casa, dois funcionários da Odontologia se somam a dois servidores da Vigilância em Saúde, reforçando assim a equipe de vigilância epidemiológica que atua nesse hospital.

Com apoio de outros dois funcionários do Centro Odontológico, a Vigilância em Saúde realiza também a Vigilância Epidemiológica no Pronto Atendimento 12 horas, que está funcionando na unidade Ciro Gomes, na entrada do Centro da cidade.

Outro reforço para a equipe da Vigilância em Saúde é de um motorista da Secretaria de Educação, que apoia o órgão na fiscalização do cumprimento tanto do decreto estadual quanto dos municipais em relação às medidas de isolamento social.

Já os fiscais da Vigilância Sanitária e Ambiental atuam em conjunto com os fiscais de postura da secretaria de Fazenda, bem como com a Guarda Civil Municipal, para monitorar, orientar e, se for o caso, autuar estabelecimentos que descumprem os decretos de enfrentamento ao Covid-19. Desde o dia 23 de março até o momento, a Vigilância Sanitária recebeu cerca de 150 denúncias desse tipo.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Carro pega fogo no trecho de serra da Oswaldo Cruz em Ubatuba

Um carro pegou fogo na tarde desta sexta-feira (2) na serra da rodovia Oswaldo Cruz,…

58 minutos ago

Motorista morre após carro bater de frente com ônibus na Rio-Santos em Ubatuba

Um grave acidente registrado na tarde desta sexta-feira (2), na rodovia Rio-Santos (BR-101), em Ubatuba,…

1 hora ago

Ex-prefeito Aguilar Junior usa a suas redes sociais para falar sobre os comissionados

https://www.youtube.com/watch?v=HZk3b4UIBcY O que está acontecendo? Segundo decisão judicial transitada em julgado, a administração municipal terá…

5 horas ago

Homem procurado por estupro é preso em Ilhabela

Um homem de 41 anos, procurado pela Justiça pelo crime de estupro, foi preso na…

9 horas ago

Câmara convoca 01ª sessão extraordinária do ano para este sábado (3)

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizará, neste sábado, dia 03 de maio de 2025, às…

9 horas ago

Parceria entre Saúde e Educação é estratégia de imunização em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba mantém, desde 2021, a exigência do Certificado de Situação Vacinal para…

10 horas ago