Especialista em prevenção à violência sexual contra crianças e adolescente ministra palestra em Caraguatatuba

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promove nos dias 2 e 3 de outubro (terça e quarta-feira), no Teatro Mario Covas, capacitação sobre “Prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes na perspectiva da autoproteção”.

A abertura do evento inicia na terça-feira, às 19h com encerramento às 21h e segue na quarta-feira, das 8h às 17h. O encontro é destinado aos profissionais da rede de atendimento direto à criança e ao adolescente (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI), educadores sociais, agente comunitários de saúde).

A capacitação é ministrada pela pedagoga e Mestre em Educação Sexual pela UNESP, Caroline Arcari, que também preside o Instituto CORES e é diretora da Escola de Ser.

Seu trabalho junto à instituição formou mais de 30 mil educadores em diversos municípios brasileiros e seus projetos beneficiaram mais de 1 milhão de alunos da rede pública desde 2006.

Consultora na área de Educação Sexual e enfrentamento da violência sexual, a palestrante é autora de quatro livros infantis da coleção PIPO E FIFI; consultora do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo e atuou em projetos e parcerias com Canal Futura, Unicef, Childhood, entre outros.

A capacitação integra o “Projeto PIPO E FIFI”, uma ferramenta de proteção, que explica às crianças, a partir de quatro anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos e emoções. De forma simples e lúdica, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo, proteção e ajuda.

O projeto possui quatro prêmios nacionais e um internacional: Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, em Brasília; Prêmio Criança da Fundação Abrinq e Save the Children; Prêmio Cesmemi da Universidade do Minho, em Portugal e a Medalha Zilda Arns, por boas práticas para infância. Já chegou a outros seis países, atendendo crianças de várias nacionalidades: Inglaterra, França, Espanha, Portugal, EUA e Cabo Verde, na África.

Dados – De acordo com um manual produzido pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia), estima-se que uma criança é sexualmente abusada a cada quatro segundos; uma em cada três garotas e um em cada quatro garotos são abusados sexualmente antes dos 18 anos de idade. Cerca de 90% das vítimas são abusadas por pessoas que elas conhecem e confiam (pais, padrastos, tios, tias, avôs, avós, amigos da família).

A capacitação é promovida pelo CMDCA com recurso do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Nova operação conjunta de Forças de Segurança, Prefeitura e Vigiância Sanitária vistoria adegas na Costa Sul

Uma operação conjunta que contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Municipal,…

19 horas ago

São Sebastião avança em segurança pública em novo programa em parceria com ‘Muralha Paulista’

A segurança pública é prioridade para a atual gestão municipal, e São Sebastião dá mais…

23 horas ago

Após igreja repudiar uso de imagem do Padroeiro na ‘Marcha da Maconha’ prefeitura de Caraguá divulga nota

A 1ª Marcha da Maconha realizada na tarde deste sábado (4), em Caraguatatuba causou polemica,…

23 horas ago

Carro pega fogo em Caraguá e três pessoas ficam feridas após acidente na madrugada em Ubatuba

Um veículo pegou fogo na tarde deste sábado (4), na estrada vicinal no bairro Pontal…

23 horas ago

GCM prende homem com várias porções de drogas na região Norte de Caraguá

Uma equipe da GCM durante patrulhamento para coibir furtos, roubos e o tráfico de drogas…

2 dias ago