Estado atende pedido de Aguilar Junior e Unidade de Oncologia do Litoral Norte deve ser inaugurada nessa semana

Bandeira levantada pelo prefeito Aguilar Junior, desde o início da sua primeira gestão, o Litoral Norte ganhará uma Unidade de Oncologia ao lado do Hospital Regional do Litoral Norte. O investimento total está na ordem de R$ 13 milhões. A inauguração da unidade deve acontecer nesta semana. A obra é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, após dezenas de ofícios e pedidos encaminhados pelo prefeito de Caraguatatuba.

“Entendemos ser de vital importância para a região, pois os pacientes precisam se deslocar para cidades distantes. É desumano o deslocamento dos pacientes, que já sofrem com a doença”, afirma o prefeito.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, os pacientes que precisam fazer os exames de oncologia têm como referência o Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí. Um público menor de munícipes conseguem atendimento em cidades mais longes como, por exemplo, Barretos, que fica a 800km de distância de Caraguatatuba.

Cerca de 70 pacientes da cidade são encaminhados para outros municípios do Vale do Paraíba e Estado de São Paulo, como Taubaté, Campinas, Guaratinguetá e a própria capital.

Apoio municipal

Enquanto aguarda a entrega da Unidade de Oncologia, a  Secretaria da Saúde de Caraguatatuba conta com um atendimento humanizado para pacientes oncológicos. A equipe do Setor de Oncologia visa priorizar o bem-estar do paciente e de seus familiares diante de um momento de tamanha fragilidade física e emocional.

Por mês, são realizados cerca de 500 atendimentos na área da enfermagem250 atendimentos médicos e 200 pacientes recebem assistência social. A área da psicologia acolhe cerca de 20 pessoas e o número de atendidos pela fisioterapia ultrapassa os 40.

Para os pacientes que necessitam, além do atendimento humanizado, a prefeitura também oferece a suplementação alimentar, que são formas de ajudar a melhorar segurança alimentar e nutricional do paciente. Esse atendimento combate a desnutrição e insere na dieta aquilo que o paciente necessita.

O Setor de Oncologia é composto por uma equipe disciplinar formada por médico, enfermeira, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social, que atendem o paciente na sua integralidade.

A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a inauguração para saber como será o atendimento voltado ao município.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Igor Marcondes, de Caraguatatuba, conquista 7º título em duplas no ano e é vice em simples em Cuiabá

O tenista Igor Marcondes, de 28 anos, natural de Caraguatatuba, brilhou mais uma vez no…

4 horas ago

Procurado por roubo em MG é preso após agredir mulher no Porto Novo em Caraguatatuba

Um homem foi preso na tarde deste domingo (14), após agredir uma mulher no bairro…

5 horas ago

Prefeitura de Ilhabela fortalece regulamentação e incentiva uso de táxis e motoristas de aplicativo para melhorar a mobilidade urbana

Com a proximidade do verão e a expectativa de aumento no fluxo de turistas, a…

5 horas ago

Instalação de rede de esgoto terá interdição total da Rua Olímpio Faustino, em São Sebastião

As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário, do bairro Camburi, em São Sebastião,…

5 horas ago

Recadastramento obrigatório do IPMU vai até 30 de setembro

O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) realiza o Recadastramento Anual obrigatório para aposentados…

22 horas ago