Estado atende pedido de Aguilar Junior e Unidade de Oncologia do Litoral Norte deve ser inaugurada nessa semana

Bandeira levantada pelo prefeito Aguilar Junior, desde o início da sua primeira gestão, o Litoral Norte ganhará uma Unidade de Oncologia ao lado do Hospital Regional do Litoral Norte. O investimento total está na ordem de R$ 13 milhões. A inauguração da unidade deve acontecer nesta semana. A obra é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, após dezenas de ofícios e pedidos encaminhados pelo prefeito de Caraguatatuba.

“Entendemos ser de vital importância para a região, pois os pacientes precisam se deslocar para cidades distantes. É desumano o deslocamento dos pacientes, que já sofrem com a doença”, afirma o prefeito.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, os pacientes que precisam fazer os exames de oncologia têm como referência o Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí. Um público menor de munícipes conseguem atendimento em cidades mais longes como, por exemplo, Barretos, que fica a 800km de distância de Caraguatatuba.

Cerca de 70 pacientes da cidade são encaminhados para outros municípios do Vale do Paraíba e Estado de São Paulo, como Taubaté, Campinas, Guaratinguetá e a própria capital.

Apoio municipal

Enquanto aguarda a entrega da Unidade de Oncologia, a  Secretaria da Saúde de Caraguatatuba conta com um atendimento humanizado para pacientes oncológicos. A equipe do Setor de Oncologia visa priorizar o bem-estar do paciente e de seus familiares diante de um momento de tamanha fragilidade física e emocional.

Por mês, são realizados cerca de 500 atendimentos na área da enfermagem250 atendimentos médicos e 200 pacientes recebem assistência social. A área da psicologia acolhe cerca de 20 pessoas e o número de atendidos pela fisioterapia ultrapassa os 40.

Para os pacientes que necessitam, além do atendimento humanizado, a prefeitura também oferece a suplementação alimentar, que são formas de ajudar a melhorar segurança alimentar e nutricional do paciente. Esse atendimento combate a desnutrição e insere na dieta aquilo que o paciente necessita.

O Setor de Oncologia é composto por uma equipe disciplinar formada por médico, enfermeira, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social, que atendem o paciente na sua integralidade.

A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a inauguração para saber como será o atendimento voltado ao município.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

2 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

2 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

2 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

3 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

3 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

3 dias ago