Categories: Região

Estado de São Paulo assina contrato de concessão do Núcleo Caminhos do Mar, no Parque Estadual Serra do Mar

 A assinatura do contrato reforça o papel das parcerias como importante instrumento para o aprimoramento da gestão de parques naturais, conciliando desenvolvimento socioeconômico e conservação do nosso patrimônio natural”, afirma o coordenador de projetos do Semeia, Rodrigo Góes. 

O Governo do Estado de São Paulo e a empresa Parquetur assinaram hoje o contrato de concessão do Núcleo Caminhos do Mar. A área é cortada pela famosa Estrada Velha de Santos e está inserida dentro do Parque Estadual Serra do Mar, a maior área contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil.

Com a assinatura do contrato, a concessionária deverá realizar investimentos estimados em R$ 11 milhões, cujo valor será destinado, dentre outras ações, para a melhoria de trilhas, reformas e implantações de equipamentos voltados à visitação. Entre as obrigações da concessionária, destaca-se ainda a responsabilidade pela revitalização de nove bens tombados, dentre eles, diversos monumentos inaugurados em 1922 para as celebrações dos 100 anos da independência do Brasil e a Calçada do Lorena, o primeiro caminho pavimentado que ligava a capital paulista à cidade de Santos.

Como contrapartida, a Parquetur poderá gerar receitas por meio dos serviços de bilheteria, aventura, estacionamento, eventos e atividades comerciais, como lanchonetes e lojas de souvenir. Vale lembrar que, desde 2019, a Parquetur é a concessionária responsável pelas operações do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, reconhecido recentemente como o melhor parque nacional do Brasil e um dos 25 melhores do mundo na premiação do site de viagens TripAdvisor.

“A assinatura do contrato reforça o papel das parcerias como importante instrumento para o aprimoramento da gestão de parques naturais, conciliando desenvolvimento socioeconômico e conservação do nosso patrimônio natural. Além disso, a possibilidade de ofertar novas atividades de lazer, em sintonia com a natureza, ajudará a conscientizar as atuais e novas gerações sobre a necessidade de proteger o meio ambiente”, explica o coordenador de projetos do Semeia, Rodrigo Góes.

Ainda de acordo com o especialista, a revitalização de monumentos tombados, previsto no contrato assinado, ajudará a potencializar o valor histórico dessa área, atraindo ainda mais visitantes que buscam por roteiros culturais em meio à natureza. “O Núcleo Caminhos do Mar une exuberância natural e riqueza histórica, uma experiência que tem tudo para se tornar marcante para seus visitantes. Dessa forma, a concessão ajudará a fomentar a aproximação das pessoas com o parque, na medida em que novas estruturas de apoio à visitação serão implantadas e os monumentos restaurados. Com isso, mais pessoas poderão ter acesso a esse importante patrimônio ambiental, histórico e cultural, que resguarda a Mata Atlântica”, enfatiza Rodrigo.

Sobre o Instituto Semeia

Criado em 2011, o Instituto Semeia é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Com sede em São Paulo (SP), trabalha para transformar áreas protegidas em motivo de orgulho para os brasileiros. Atua nacionalmente no desenvolvimento de modelos de gestão e projetos que unam governos, sociedade civil e iniciativa privada na conservação ambiental, histórica e arquitetônica de parques públicos e na sua transformação em espaços produtivos, geradores de emprego, renda, e oportunidades para as comunidades do entorno, sem perder de vista sua função de provedores de lazer, bem-estar e qualidade de vida. São pilares de sua atuação: a geração e sistematização de conhecimento sobre a gestão de unidades de conservação; o compartilhamento de informações por meio de publicações e eventos; a implementação e o acompanhamento de projetos com governos de todos os níveis, como forma de testar e consolidar modelos eficientes e que possam ser replicados no país.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

2 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

2 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

2 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

3 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

3 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

3 dias ago