Categories: GeralRegião

Evento online reúne gestores de 40 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Paulista

Gestores públicos destacam importância da tecnologia para atendimento ao cidadão durante a pandemia; Crise vem acelerando a transformação digital dos serviços públicos

Prefeitos e gestores de 40 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Paulista trataram na manhã desta terça-feira (29), em evento online, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), o uso de tecnologias que garantam maior eficiência da administração pública, principalmente neste momento em que as Prefeituras enfrentam a crise do novo coronavírus. “Também estamos no meio de um processo eleitoral e não tenho dúvidas que esses que serão reconduzidos ao cargo quanto os novos eleitos irão conduzir as cidades com atenção para as Tecnologias da Informação e Comunicação, com uma maior inteligência adequada à realidade da sua população”, disse o diretor da RCD, José Marinho.

Os exemplos de Caraguatatuba, Monteiro Lobato e Santos reforçam a importância de uma infraestrutura tecnológica adequada e o planejamento voltado para o setor. “Fez toda diferença. Monteiro lobato vem desde 2014 procurando o caminho da inovação. Essa pandemia veio dizer que se eu não tivesse preparado, talvez não tivéssemos condições de enfrentar tão bem quanto temos enfrentado”, disse a prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia Santos Brito, destacando o projeto Educação 4.0 que vem sendo implantado na cidade de pouco mais de 4 mil habitantes, berço da literatura infantil.

De acordo com ela, a iniciativa visa tornar efetivo o uso da tecnologia nas práticas do ensino municipal. “Independente do tamanho, a mudança é necessária e é preciso ter ousadia. É um programa de Educação e junto com ele vem uma formação de emoções, preparando os professores e coordenadores para receber uma transição da educação tradicional. É um dos maiores desafios que estamos enfrentando, mas temos que migrar.”

O secretário de Gestão de Santos, Adriano Leocádio, também destaca que é preciso se preparar para viver na era digital. Segundo ele, a cidade de quase 500 mil habitantes investe desde 2014 para tornar os processos totalmente digitais. “Foram 290 mil processos digitais desde 2015 e estamos falando de 29 milhões de papeis não impressos. Permitiu agilidade na tramitação e nós tivemos uma economia prática nos cofres públicos com essa ação”, analisou o secretário.

Caraguatatuba é outro destaque quando o assunto é inovação na administração pública municipal. O secretário de Tecnologia da Informação, Josemar Vieira, conta que a cidade localizada no Litoral Norte Paulista foi a primeira do Estado de São Paulo e a segunda do país a fazer uma parceria público-privada (PPP) de Iluminação Pública. “Essa iluminação é toda em led, com sistema de telegestão, então dá maior eficiência ao gasto público, com uma melhor qualidade. Caraguá também implantou um sistema de wi-fi público em 22 pontos para que a população possa acessar. Esse projeto já tem mais de 40 mil pessoas cadastradas e mais de dois milhões de acesso”.

Para Vieira, a criação de uma Secretaria específica para o desenvolvimento das ações de tecnologia contribuiu para que o município de 123 mil habitantes pudesse atender a população adequadamente nesse momento. “A central 156 que conta com 650 serviços foi de fundamental importância para atender os mais impactados nessa pandemia”, acrescentou o secretário sobre o cadastramento dos moradores para o recebimento cestas básicas.

Além de soluções de mercado voltadas para Saúde, Iluminação Pública, monitoramento por drones e segurança da informação, o encontro desta terça também trouxe a experiência do governo federal na digitalização dos serviços públicos. Desde 2019, foram 950 serviços transformados, dos quais mais de 370 foram digitalizados durante a pandemia.

Segundo a gestora de Projetos da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, Loyane de Sousa Tavares, o processo de transformação digital deve ter foco no cidadão. “Que tenha a sua experiência como usuário simples e direta. Também temos um eixo de unificação de canais, que permite login único para que o cidadão possa acessar diversos canais e serviços. Fazendo o compartilhamento de dados evita solicitar dados e documentos que já são de posse do governo”, observa Loyane.

O evento na íntegra estará disponível nesta quinta-feira (1º) no canal da TVRCD: https://youtube.com/redecidadedigital. O Webinar das Cidades Digitais do Vale do Paraíba e Litoral Paulista teve a parceria da S. Clara Comunicação, Inovadora Sistemas, Horus Aeronaves, Tecnowatt Iluminação e Totalware, além do apoio institucional do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba Litoral Norte e Serra da Mantiqueira (Codivap) e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto do Paraíba (CONSAVAP).

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

2 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

2 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

2 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

3 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

3 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

3 dias ago